CAPÍTULO 17
A Parabóla do Homem Rico e o Mendigo Lázaro
Lucas 16:19-31
LITERALMENTE FALANDO:
Por suas atitudes, quem merece de fato, o Céu? – O Rico
ou Lázaro?
Manda a sinceridade que o todo desta parábola seja interpretado
literalmente, já que parte assim é feita, para financiar
a fugaz doutrina da imortalidade da alma.
“E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo
o que podiam compreender. E sem parábolas nunca lhes falava;
porém tudo declarava em particular aos Seus discípulos.”
Marcos 4:33 e 34.
Vamos, com a ajuda do Espírito Santo, desvendar a parábola
do Rico e Lázaro. Como ponto de partida, descubramos pelo
dicionário qual o significado da palavra parábola.
Diz o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa que
é uma “narração alegórica”. Isto é:
Parábola é uma alegoria e, segundo o mesmo dicionário,
alegoria é: “Exposição de um pensamento sob
forma figurada; ficção que representa um objeto
para dar idéia de outro; continuação de metáforas
que significam uma coisa nas palavras e outra no sentido.”
A palavra grega traduzida por “parábola” significa: “comparação”,
“tipo”, “figura”. Isto é: Uma linguagem em códigos.
Mal comparando, e com a devida anuência do irmão,
digo: Uma estória engendrada, um conto, que esconde e acoberta
uma verdade importante (Eze. 17:2; 24:3). A parábola, pois,
tem o objetivo de transmitir uma verdade; mas ela mesma não
é esta verdade. Ouça o testemunho de Jesus e do
evangelista Mateus:
“Por isso lhes falo por parábolas; porque eles vendo, não
vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles
se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis
mas não compreendereis. E vendo, vereis, mas não
percebereis. Porque o coração deste povo está
endurecido. E ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam
os seus ouvidos; para que não vejam com os olhos, e ouçam
com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se
convertam, e Eu os cure.” – Mateus 13: 13-15.
“Tudo isso disse Jesus por parábolas à multidão.
E nada lhes falava sem parábolas, para que se cumprisse
o que fora dito pelo profeta que disse: Abrirei em parábolas
a Minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação
do mundo.” – Mateus 13: 34-35.
Compor parábolas era o método particular que Jesus
usava para o ensino. Ao expor através destas ilustrações
a verdade que queria apresentar, Ele o fazia por um motivo todo
especial; e a respeito, diz-nos Ellen G. White, abalizada escritora:
“Entre as multidões que O rodeavam, havia sacerdotes e
rabinos, escribas e anciãos, herodianos e maiorais, amantes
do mundo, beatos, ambiciosos que desejavam, antes de tudo, achar
alguma acusação contra Ele. Espias seguiam-Lhes
os passos, dia a dia, para apanhá-Lo nalguma palavra que
Lhe causasse a condenação, e fizesse silenciar para
sempre aquele que parecia atrair a Si o mundo todo.
“O Salvador compreendia o caráter desses homens e apresentava
a verdade de maneira tal, que nada podiam achar que lhes desse
ensejo de levar seu caso perante o Sinédrio. Em parábolas,
Ele censurava a hipocrisia e o procedimento ímpio daqueles
que ocupavam altas posições. E, em linguagem figurada,
vestia a verdade de tão penetrante caráter, que,
se as mesmas fossem apresentadas como acusações
diretas, não dariam ouvidos às Suas palavras e teriam
dado fim rápido ao Seu ministério.” – Paráb.
Jesus, pág. 22.
Está claro então que havia um motivo especial para
o Mestre falar em parábolas, sobretudo para que se cumprisse
também a profecia messiânica que diz: “Abrirei em
parábolas a Minha boca...” Salmo 78:2.
Há uma corrente de leitores da Bíblia que afirma
com veemência ser a narrativa de Jesus sobre o Rico e Lázaro
não uma parábola, e sim uma doutrina real. Ao agirem
assim, além de contradizê-la, chocam-se com uma barreira
evangélica, formada pelos mais respeitáveis teólogos
dos mais variados ramos protestantes, que concordam ser este conto
puramente parábolico. Portanto, é preciso ficar
sacramentado, sem nenhuma sombra de dúvidas, que a narração
é uma parábola: A parábola do Rico e Lázaro.
Por conseguinte, a doutrina da imortalidade da alma e do galardão
após a morte, extraída, como fazem, dessa parábola,
é acima de tudo inconveniente, pois sabido é, e
aceito pelos mais eminentes exegetas, que não se pode firmar
doutrina sobre parábolas, pois ela é uma ficção,
uma alegoria, uma metáfora.
O Doutor Joseph Angus, teólogo evangélico (da Igreja
Batista), em sua obra – História, Doutrina e Interpretação
da Bíblia, pág. 181 aconselha-nos judiciosamente
a respeito das parábolas. Diz ele:
“Converter delicados pormenores em grandes verdades escriturísticas
é obscurecer o grande desígnio do todo. E assim
trazemos um significado para a parábola em vez de extrair
dela o significado. Isso é um hábito que nos pode
levar aos enganos mais sérios.” – Grifos meus.
Particularmente, não acho existir “engano mais sério”,
do que esconder-se o verdadeiro sentido parabólico desta
estória, para apresentar a doutrina da imortalidade da
alma, a doutrina do Céu e inferno, ou seja: O Céu
para o bom, e o inferno para o mau, imediatamente após
a morte. Ouça, ainda, E.G. White:
“Nesta parábola Cristo se acerca do povo em seu próprio
terreno. A doutrina de um estado consciente de existência
entre a morte e a ressurreição era mantida por muitos
dos que ouviam as palavras de Cristo. O Salvador lhes conhecia
as idéias e compôs Sua parábola de modo a
inculcar verdades importantes em lugar dessas opiniões
pré-concebidas.” – Parábolas de Jesus pág.
263.
Em síntese, prezado irmão, estamos diante de uma
estória contada por Jesus, que, se estudarmos diligentemente
(cavando fundo), notaremos a beleza da verdade que o Salvador
queria ensinar. Antes de começarmos a estudar a parábola,
deixe-me dizer-lhe o que falou um eminente teólogo:
“É regra aceita em teologia que as doutrinas não
devem ser baseadas sobre parábolas.” – F.D. Nichol, Answers
to Objections, nota ao pé, pág. 567 – citado em
Subtilezas do Erro.
Pois bem, façamos de conta que estes teólogos, pesquisadores
e escritores estejam errados, e chegamos à incongruência
de considerar essa parábola literalmente, como a aceitam
muitos sinceros cristãos. Então vamos considerá-la
assim, toda literalmente, certo? Coloquemos, portanto, em pauta,
o Rico da parábola.
• Nem a Bíblia nem Jesus disseram que o rico era mau. Dizem
apenas que era rico. E ser Rico não é característica
do desagrado de Deus; pelo contrário, a riqueza do cristão
é sinal de bênçãos do Céu.
• Abraão foi chamado “amigo de Deus” e os cristãos
sabem do cuidado do Senhor sobre ele e sua família, e,
no entanto, lemos em Gênesis 13:2: “Era Abraão muito
rico em gado, em prata e em ouro.”
• Jó, o habitante da terra de Uz, homem sincero, reto e
temente a Deus, foi tam-bém amado por Ele e lemos em seu
livro, capítulo 1 versículos de 1 a 3: “...e era
o seu gado 7.000 ovelhas, 3.000 camelos e 500 juntas de bois e
500 jumentas, era também muitíssima a gente a seu
serviço, de maneira que este homem era maior que todos
os do Oriente”. Aí está o homem mais rico do Oriente
e também um grande amigo de Deus, e por Ele lembrado e
amado.
• Salomão, José de Arimatéia, Nicodemos,
este, afirmam, era tão rico, que sua fortuna daria para
sustentar a nação judaica por 10 anos, e no entanto
não foi repelido por Jesus; pelo contrário, o Mestre
amou-o profundamente.
Então, caro irmão, depreendemos daí que não
é nenhum pecado ser rico. E a Bíblia informa simplesmente,
nesta parábola: “Havia um homem rico... e ele morreu...”
(Luc. 16:22). E isso não é, nunca foi, jamais será
pecado tão grave que o possa lançar ao inferno.
Vê, se formos tratar esta parábola literalmente,
pergunto: O que é errado? O que fez o Rico para se perder
e ser lançado no inferno?
Não esqueça, Jesus apresentou simplesmente um homem
Rico. Não disse que ele era transgressor da Lei de Deus,
nem mau, nem avarento. Nem que tenha adquirido sua riqueza com
fraude, injustiça ou roubo. Apenas um homem rico. Coloquemos
em pauta, agora, o mendigo Lázaro.
• Nem a Bíblia, nem Jesus, mencionam que ele tenha sido
um crente bom e fiel, e muito menos cumpridor da Lei de Deus.
Diz, simplesmente: Era um mendigo.
• Ouça irmão, e não se escandalize: Mendicância
é prova do desfavor de Deus (perdão Senhor!). Não
precisa desencostar-se da cadeira, nem engolir seco, estamos considerando
literalmente a parábola, e é isso o que diz a Bíblia,
e aqui está Davi para provar; diz ele: “Fui moço,
e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua
descendência mendigar o pão.” Sal. 37:25.
(Por conseguinte, literalmente falando, o nosso bom mendigo parabólico,
coitado, não era justo, muito menos descendente de algum
justo. Ademais, a Bíblia silencia quanto ao fato de que
pelo menos ele tenha feito algo de bom, para merecer o Céu).
Por isso, irmão, aceitar essa parábola literalmente,
como se quer admitir, forçoso será crer que o mendigo
foi salvo pelos “méritos da pobreza”, o que contraria frontalmente
o plano de salvação, pois é notório
que o homem só será salvo mediante sua fé
na aceitação de Jesus Cristo como seu Salvador.
A Bíblia não ensina, em nenhum lugar, que por ser
pobre ou ter sofrido muitas agruras, padecido muitas dores, alguém
ganhe por isso o Céu por recompensa. Tal não é
bíblico! O que as Escrituras mencionam a respeito é
que os pobres sempre teremos conosco (Mat. 26:11), e que temos
o dever de ampará-los, mas também eles deverão
fazer sua decisão ao lado de Cristo, se é que desejam
habitar o Céu um dia. (Sabe, eu já fui tão
pobre, meu pai morreu deixando minha mãezinha com 4 filhos.
Minha irmã era a mais velha e contava 10 anos. Morei em
morro e favela. Carrego com orgulho uma marca de fome em meu braço
esquerdo. Com ela irei para o Céu, mas... só porque
eu também fiz minha decisão por Cristo.)
Literalmente falando, a benemerência deste Rico parabólico
assumiu proporções maiores, porque Lázaro
não era um mendigo somente, era um farrapo de gente, com
o corpo todo carcomido por uma doença terrível,
possivelmente a lepra.
Sabe você como era que um leproso deveria andar quando não
estava enclausurado? Sua obrigação, por Lei, era
passar ao largo e gritar: “Sou leproso”, “estou imundo”, “afastem-se”.
(Lev. 13:44-46). Isto quando não eram apedrejados. Coitados!
Pobres criaturas!
Agora meu irmão, imagine o seguinte:
– Você acorda de manhã, e junto com seus filhos se
prepara para sair, quando, ao abrir o portão, depara com
esse pobre “trapo” de gente, caindo aos pedaços, e os seus
cães lambendo aquelas feridas em carne viva, devorada pela
lepra. Diga sinceramente, qual seria sua reação?
Daria a ele comida, mesmo sendo migalhas (migalhas de rico é
fartura) de sua mesa ou chamaria a Polícia ou a Saúde
Pública?
– Sim, qual seria sua atitude ao encontrar, na porta de sua casa
um leproso, em avançado grau de enfermidade?
Sua reação, meu amado, é uma incógnita,
mas a do Rico da parábola, não. Permitiu-lhe comer
migalhas e não o expulsou de sua porta; e, do relato, imaginamos
haver durado dias essa beneficência. Portanto, esse Rico
parabólico não é um homem mau, mas bom, de
coração inclinado a apiedar-se dos desvalidos da
sorte, não acha?
Agora lhe pergunto sinceramente: Considerando as virtudes de ambos,
(certamente baseando-se no literal, que é o que estamos
fazendo com toda a parábola), quem merece o Céu?
Sim, argumentando literalmente, se Lázaro por ser mendigo
foi para o Céu, o Rico não pode deixar de ir também,
porque não é pecado ser rico, e, esse da parábola,
demonstrou genuína humanidade, não expulsou o mendigo
de sua porta, não chamou a Polícia nem a Saúde
Pública, e ainda permitiu-lhe alimentar-se do pão
de sua mesa.
Isto bastaria para derrubar a tese de que essa parábola
tem que ser aceita literalmente para fundamentar a doutrina da
imortalidade da alma e do galardão imediato após
a morte; mas, não paremos aqui.
Continuemos considerando-a literalmente, e segure-se firme, para
que a terra não fuja de debaixo dos seus pés, porque
diz o relato fictício que Lázaro morreu, e foi para
o “seio de Abraão”. Lucas 16:23.
Então, ensina esta parábola, se tomada ao pé
da letra (literalmente), que o homem, sendo pobre, mendigo, desvalido,
ao morrer, tem como prêmio, ou recompensa, o Céu
(seio de Abraão). Então, façamos as seguintes
perguntas:
• Você não acha que o seio de Abraão seja
muito pequeno, porque no máximo este patriarca devia ter
de altura, 2,30 m?
• E os pobres e mendigos que morreram antes de Abraão,
para que seio foram?
• Caberá no seio de Abraão todos os pobres do mundo
quando morrerem, pois é sabido que a maior parte da população
mundial, que já se aproxima dos 5 bilhões, são
pobres?
• Bem, se apenas por ser mendigo alguém tem direito ao
Céu, o crente então jamais poderá ficar fora
dele, e que seio é esse para caber tanta gente? Abel, que
viveu antes de Abraão, para que seio foi?
• Agora, pasme o irmão. Para onde fugir, diante desta pergunta:
E Abraão, chamado o amigo de Deus, homem justo e bom, o
pai da fé, morreu, e para onde foi? Para o seu próprio
seio?
Percebeu?
Como se pode notar, uma parábola jamais poderá ser
interpretada literalmente, porque, se assim for, teremos de admitir
que Abraão tem um seio descomunal para acolher tanta gente.
Os que aceitam essa parábola literalmente, terão
de crer nesse absurdo, ou então aceitá-la no que
lhes satisfaz, o que é uma grande desonestidade para com
a Palavra de Deus.
Pois bem, continuemos considerando a parábola literalmente,
e como tal, em seguida, temos na narrativa de Jesus que admitir
seja a fronteira entre o Céu e o inferno tão próxima
uma da outra que permite conversação, diálogo
entre as pessoas que gozam as delícias do paraíso
com as do suplício eterno.
Se a parábola ensina assim (como querem os imortalistas),
que os eleitos de Deus personificados pelo mendigo conversam com
os ímpios no inferno, personificados pelo Rico; imaginemos
por exemplo, que você, irmão, esteja no Céu,
gozando a bem-aventurança, contemplando a face gloriosa
do Salvador, usufruindo da calmaria celestial, passeando por entre
aquele belo jardim, sentindo o frescor e perfume das flores, quando,
de repente, você ouve gemidos, e estes aumentam gradativamente.
Então, você contempla seu parente no inferno, o fogo
inclemente devorando-o; dores, gritos horripilantes, tormento
indizível. Medite: Como você se sentiria no Céu,
vendo do lado de lá, ali bem pertinho, um seu querido neste
estado? Afinal, o Céu e o inferno estão separados
por uma “parede-de-meia”? Ora irmão, é inadimissível;
é insuportável crer numa coisa dessa! Mas é
o que se terá de admitir ao aceitar que esta parábola
foi um conto real, uma doutrina de Jesus.
Não terminemos aqui! Ainda deve nos impressionar o fato
de que, ao se basear nessa parábola para afirmar que a
alma é imortal, e se, de crente, vai para o Céu
após a morte, volto a perguntar: Que almas eram essas?
Sabe por quê?
• Tinham dedos (Luc. 16:24).
• Tinham línguas (Luc. 16:24).
• Tinham olhos (Luc. 16:23).
• Tinham sede (Luc. 16:24).
• Falavam e ouviam (Luc. 16:27-31).
Ora, se essas almas tinham dedos, é lógico que deveriam
ter braços. Se tinham línguas, forçoso é
crer que tinham boca, se possuíam olhos, era preciso terem
rostos.
– Meu irmão, um rosto precisa de um pescoço, o pescoço
precisa de um tronco, um tronco precisa de membros, braços,
pernas, pés, etc. E, se falavam e ouviam, certamente tinham
sentimento, e esse era traduzido pela sede, e tudo isso porque
o cérebro funcionava.
Então, por favor, que “almas” eram essas que têm
um corpo completo, com cabeça, tronco e membros? Ou não
eram almas? E agora amado, para onde ir?
Bem, ainda assim, os que preconceituosamente crêem na imortalidade
inerente da alma, e do galardão imediato após a
morte, asseveram que essa parábola é uma doutrina
porque as “almas” estavam conscientes através do diálogo
que mantiveram. Mas, desculpe-me, isto é um equívoco,
porque o diálogo havido não foi entre as “almas”
que se imaginam, pois segundo a narrativa os personagens eram
pessoas reais com corpo e tudo.
Quer ver algo mais estranho e inquietante? Releia a parábola
e considere também que nela não aparecem o Senhor
Jesus, nem Deus, nem anjos. Ora, que Céu é esse
que não se encontra o Criador? Nem o Seu trono? Despido
de toda a beleza de que é provido!!
Finalizando, para os que aceitam essa parábola literalmente
e sobre ela fundamentam a doutrina mencionada, não poderão,
então, fugir da aceitação de outras parábolas
similares relatadas pela mesma Bíblia, no campo literal.
Há, por exemplo, no livro de Juízes 9:7-15, a parábola
de Jotão. Lemos ali que as árvores falavam, e que
levantaram reis sobre elas, certamente outras árvores.
Você crê que as árvores falavam? Eram conscientes?
Certamente que não. Temos absoluta certeza. Mas é
uma parábola. Então, aceita-se uma e outra não?
Como é isso?
Observe esta outra parábola bíblica:
II Reis 14:9
“Porém Jeoás, rei de Israel, enviou a Amazias, rei
de Judá, dizendo: O cardo que está no Líbano
enviou ao cedro que está no Líbano, dizendo: Dá
tua filha por mulher ao meu filho; mas os animais do campo que
estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo.”
Então, que lhe parece? Cardo e cedro são árvores.
Árvores de lei e estão falando. E que casamento
de filhos de árvores é esse? Querido irmão,
são parábolas, e parábolas são metáforas,
ficção, estória, não podem ser entendidas
literalmente. Jamais.
Tudo aí é figurado. É uma ilustração.
Nada mais que dois reis: O de Judá (Amazias), e o de Israel
(Jeoás); são personificados pelas árvores.
Jeoás compôs a parábola para Amazias. Este
não a atendeu (II Reis 14:11), e por isso, o povo do “cardo”
(Amazias) foi ferido pelos “animais do campo” (exército
do “cedro” – Jeoás).
Na parábola da ovelha perdida, a ovelha é um animal,
mas representa o pecador (Lucas 15). Não há o que
negar, parábola é um ilustrativo para extrair-se
uma verdade. Na parábola do semeador, a semente é
o evangelho. A vinha do Senhor é a casa de Israel. Isaías
5:1-7.
Nenhuma das quarenta e quatro parábolas proferidas por
Jesus podem ser aceitas literalmente, porque parábola é
uma ilustração para clarear o ensino.
Chegamos então à conclusão de que é
um equívoco considerar parábolas pelo lado literal
e aplicá-las para sedimentar doutrina bíblica. Fica,
por conseguinte, claro, que Jesus não ensinou o que se
prega hoje em dia, baseando-se nesta parábola.
Finalmente, afirmo, essa parábola não foi mencionada
por Jesus como uma doutrina. Digo-lhe no Senhor. A única
coisa de escatológica e doutrinária, em toda a narração,
só é o verso 31, que é o final da estória
e que trata da ressurreição, nada mais.
O que, afinal, desejava ensinar o Senhor? É o assunto que
estudaremos a seguir, com toda a sinceridade de uma meiga criança.
Fizemos o estudo literal dessa parábola, apenas para demonstrar
a que absurdos chegaríamos caso a aceitássemos como
uma doutrina e não uma estória, ficção,
como realmente é, uma vez que ela tem sido usada literalmente
para abonar a doutrina da imortalidade da alma.
O Rico da parábola era uma “símile” dos judeus,
a quem Deus fez os depositários dos oráculos divinos.
Deveriam por isso ser a luz das nações. Os reis
da terra deveriam caminhar vendo a glória de Deus sobre
eles. Isaías 60:3.
O mendigo parabólico também era uma “símile”
(analogia – semelhança) dos gentios, que eram, coitados,
considerados como cães, imundos e indignos do favor do
Céu, pelos judeus.
Destacamos ainda, da lavra desta célebre escritora evangélica,
Ellen G. White, este outro pensamento:
“O Senhor fizera dos judeus depositários da verdade sagrada.
Nomeou-os mordomos de Sua graça. Deu-lhes todas as vantagens
temporais e espirituais, encarregou-os de partilhar estas bênçãos.
Uma instrução especial fora-lhes dada concernente
ao tratamento de irmãos empobrecidos, dos estrangeiros
dentro de suas portas e dos pobres entre estes. Não deveriam
procurar ganhar tudo para o proveito próprio, antes deveriam
lembrar-se dos necessitados e repartir com eles. E Deus prometeu
abençoá-los de acordo com as obras de amor e misericórdia.
Como o rico, porém, não estendiam a mão auxiliadora
para aliviar as necessidades temporais e espirituais da humanidade
sofredora. (Permitia-lhe comer das migalhas. Mas ele poderia fazer
muito por ele e não o fez). Cheios de orgulho, consideravam-se
o povo escolhido e favorecido de Deus; contudo não serviam
nem adoravam a Deus. Depositavam confiança na circunstância
de serem filhos de Abraão. ‘Somos descendência de
Abraão’ (João 8:33), diziam, com altivez. Ao chegar
a crise, foi revelado que se tinham divorciado de Deus, e confiado
em Abraão como se fosse Deus.” – Parábolas de Jesus,
págs. 267/268, grifos meus.
Assim que, foram os judeus comparados ao homem Rico da parábola,
porque tinham as riquezas do evangelho; no entanto, não
cumpriram a vontade de Deus a seu respeito, que era de ser a luz
dos gentios. No campo religioso, os pobres gentios pegavam mesmo,
apenas as migalhas.
No pátio do Templo de Jerusalém havia uma linha
demarcatória que, se os gentios dali passassem, eram mortos
no ato, isso porque eram considerados indígnos de cultuar
a Jeová neste santuário. (Leia-a à página
379).
Entretanto, encontramos nas Escrituras belos exemplos de verdadeira
fé entre os gentios, como é o caso do centurião
romano de Cafarnaum pedindo a Jesus que curasse seu criado, conforme
se lê em Mateus 8:5-13. Nesta experiência o centurião
expressou exatamente o que os judeus pensavam dos gentios:
“No sou digno de que entreis em minha casa...” (verso 8).
No entanto, o centurião demonstrou grande fé quando
disse: “Diga somente uma palavra e meu criado sarará...”
(verso 8). Jesus curou o servo daquele gentio e publicamente elogiou
sua fé com estas palavras: “...Nem mesmo em Israel encontrei
tanta fé...” (verso 10), assegurando que muitos gentios
assentar-se-ão à mesa com Abraão (Veja Gálatas
3:27-29; Romanos 10:12). Anote agora, este outro belo exemplo
de sublime e sincera fé:
“E, partindo Jesus dali, foi para as bandas de Tiro e Sidom. E
eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas
cercanias, clamou dizendo: Senhor, filho de Davi, tem misericórdia
de mim, que minha filha está miseravelmente endemoniada.
Mas Ele não lhe respondeu palavra. E os discípulos,
chegando ao pé dEle, rogaram-lhe dizendo: Despede-a, que
vem gritando atrás de nós. E Ele respondendo disse:
Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas
da casa de Israel. Então chegou ela e adorou-O dizendo:
Senhor, socorre-me. Ele porém, respondendo disse: Não
é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo
aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também
os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande
é a tua fé: Seja isto feito para contigo como tu
desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.” – Mateus
15: 21-28.
Jesus não possuia o preconceito dos judeus com relação
aos gentios. Ele apenas procedeu assim para que fosse revelada,
publicamente, a fé daquela mulher gentílica, naquEle
que veio para o Seu próprio povo, e este não O aceitou.
Aqui estão, amados, dois exemplos de grande fé,
revelada por aqueles que eram literalmente considerados como “cães”,
indígnos dos favores e bênçãos divinos,
por serem gentios. No entanto, mereceu do Mestre elogios tais,
por uma fé que não havia encontrado em Seu próprio
povo.
Por favor, observe a preferência de Jesus pelos FILHOS.
Quem são eles?
Mateus 10:5-6
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não
ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos;
mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel.”
Eram, portanto, os filhos, a casa de Israel, nação
judaica, aquele povo tão amado por Deus, nação
diferenciada entre todas com bênçãos inefáveis;
e agora, para sedimentar, provar o cuidado, amor, preferência
de Deus por ela, o próprio Jesus vem, e envia discípulos
a lhes pregar as boas-novas do Reino.
Por conseguinte, queria Jesus ensinar, na parábola do Rico
e Lázaro, que os judeus (Rico) banqueteavam-se na mesa
da verdade, enquanto os gentios (Lázaro), coitados, eram
os cachorrinhos que procuravam a todo custo apanhar migalhas do
evangelho. E parabéns para eles, passaram das migalhas
para as gemas puras e cristalinas do santo evangelho do Senhor.
Os ricos vestiam-se de linho branco. O branco significa paz, pureza,
e era isso que Deus lhes desejava, caso ouvissem, e fossem fiéis
ao legado divino. Os gentios eram o Lázaro tão repelente
quanto o leproso. Eram os leprosos espirituais. Não tinham
direito, como pensavam os judeus, às bênçãos
e favores de Deus. Mas, irmão, a mesa da verdade, da qual
se orgulhavam os judeus, tornou-se em laço para eles.
Romanos 11:9
“E Davi diz: Torne-se-lhes sua mesa em laço, e em armadilha,
e em tropeço, por sua retribuição.”
E, na verdade, esse foi o quinhão de um povo recalcitrante,
endurecido por tanta desobediência e rebelião. Embora
representassem a preferência nacional de Deus, os judeus
rejeitaram e mataram o Senhor do evangelho, por isso foram “quebrados”
e outros “galhos” foram “enxertados” na Oliveira – nós,
os gentios – representados na parábola, por Lázaro,
o mendigo. Romanos 11:17-21.
A maior prova de que o Rico (nação judaica) recebeu
“seus bens em sua vida”, como informa a parábola, foi o
fato de ter sido chamada para ser o sacerdócio real de
Deus na Terra, nação santa, peculiar. Sobre ela
dispensou o Senhor, por séculos, bênçãos
sem medidas, deu-lhes uma terra onde mana leite e mel e por fim
deu-lhes o próprio Messias. E qual foi a reação
do Rico (judeus)?: “...Veio para o que era Seu, e os Seus não
O receberam...” João 1:11.
Os judeus, portanto, rejeitaram o Messias (o Rico morre). Esta
rejeição consolidou-se com o apedrejamento de Estêvão,
o primeiro mártir (Atos 7:54-60), quando então os
filhinhos ou o Rico da parábola, perderam definitivamente
a preferência divina, bem como o direito à salvação
como um povo, embora individualmente tenham direito a ela.
Após o apedrejamento de Estêvão, ocorreu uma
grande perseguição aos cristãos (Atos 8:1).
Esta perseguição, conquanto não pareça,
constituiu-se em uma milagrosa operação celestial,
pois o evangelho foi anunciado poderosamente aos gentios (Lázaro),
para que eles também participassem do banquete da salvação.
Agora, não comeriam mais migalhas da mesa de seu Senhor,
mas fariam parte inconteste da mesa da verdade. Veja que maravilhoso:
“Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era
mister que a vós se pregasse primeiro a Palavra de Deus;
mas visto como a rejeitais, e não vos julgais dignos da
vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o Senhor
assim no-lo mandou: Eu te puz para luz dos gentios, para que sejas
de salvação até os confins da Terra. E os
gentios ouvindo isso, alegraram-se, e glorificavam a Palavra do
Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
E a Palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.”
Atos 13: 46-49.
“Ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na
Judéia, que também os gentios tinham recebido a
Palavra de Deus.” Atos 11:1.
Perceba o quadro atual:
O RICO EM TORMENTO
(judeus)
Perderam a hegemonia nacional, conforme a Parábola. Perderam
o privilégio de ser o povo escolhido de Deus (Deut. 7:6).
Perderam o majetoso templo, a nação, e dispersos
foram por todo o mundo. Muito embora Deus os ame a todos, e, individualmente
tenham direito à salvação, desde que aceitem
a Jesus Cristo como Salvador pessoal.
LÁZARO CONSOLADO
no seio de Abraão
(gentios)
Possuem a verdade, exercem fé, crêem, vivem e pregam
o evangelho, esperam a volta de Jesus e transformaram-se na geração
eleita de Deus, ouça: “Mas vós sois a geração
eleita, o sacerdócio real, a nação santa,
o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquEle que vos
chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz; vós que em
outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo
de Deus; que não tinheis alcançado misericórdia,
mas agora alcan-çastes misericórdia.” I. Pedro 2:9-10.
ABRAÃO
Entrou nessa parábola, porque é considerado o pai
da fé, segundo a Bíblia. E todos os que se salvarem,
o serão pela fé em Cristo, e nunca por obras ou
méritos próprios; e serão chamados filhos
de Abraão pela fé. Gálatas 3: 9.
O SEIO DE ABRAÃO
Quer dizer, simplesmente: Privilégios e favores. Ó
gentios! Como Deus nos ama!
Para finalizar, tenhamos em mente este pensamento:
“Na parábola do Rico e Lázaro, Cristo mostra que
nesta vida os homens decidem seu destino eterno. Durante o tempo
da Graça de Deus, esta é oferecida a toda alma.
Mas, se os homens desperdiçam as oportunidades na satisfação
própria, segregam-se da vida eterna. Não lhes será
concedida nova oportunidade. Por sua própria escolha cavaram
entre eles e Deus um abismo intransponível.” – Paráb.
de Jesus, pág. 260. E.G. White. Grifos meus.
Meus queridos irmãos, está claro que, nesta parábola,
Jesus continua apresentando a lição iniciada com
a parábola do mordomo infiel de Lucas 16:1-12, e a tônica
de Seu ensino é que o “destino eterno” de uma pessoa é
determinado pelo uso que ela faz das oportunidades que se apresentam
HOJE.
Assim, pois, sem sombras de dúvidas, a parábola
do Rico e Lázaro foi apresentada por Jesus para esclarecer
definitivamente que o destino do homem – rico ou pobre é
decidido aqui nesta vida, “pelo uso feito dos privilégios
e oportunidades” conferidos por Deus.
Leia, como complemento: Mateus 16:27; 25:31-41. I Coríntios
15:51-55. I Tessalonicenses 4:16-17. Apocalipse 22:12, etc.
Tenho ânsias de explodir em brados de aleluias ao Senhor,
pois que Ele é bom, e nos dá sabedoria para andarmos
na luz. – Aleluia! Glória a Deus!