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Reuniões
no Sábado Mencionadas no Novo Testamento |
Versículos |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Marcos 1:21 |
1 |
Cafarnaum |
d.C. 28 |
Cristo ensinava Seus discípulos no sábado. Ensino
religioso. Realizou a cura de um endemoniado. Objetivos
espirituais. |
Versículos |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Lucas 4:16 e 17 |
1 |
Nazaré |
d.C. 28 |
Cristo foi à casa de culto. Diz o texto que
fez "segundo o Seu costume." Quer dizer que sempre ia ao culto no sábado. O que fez lá dentro foi puramente
ato de culto. Leitura e exposição da Palavra de Deus. Não
foi com o objetivo de agradar os judeus, porque os desagradou
bastante, a ponto de ser expulso da sinagoga e da cidade.
Quiseram atirá-Lo ao precipício. |
Versículo |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Lucas 4:31 |
? |
Cafarnaum |
d.C. 28 |
Cristo usualmente ensinava nos sábados. Nenhuma
insinuação quando à mudança do dia de guarda. |
Versículos |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Marcos 3:1 Lucas 6:6 |
1 |
Cafarnaum |
d.C. 28 |
Cristo entrou na Sinagoga e pôs-Se a ensinar.
Curou o homem que tinha a mão atrofiada, o que irritou os
fariseus. Demonstração do poder de Deus no dia de sábado. |
Versículo |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Lucas 23:56 |
1 |
Jerusalém |
d.C. 31 |
As santas mulheres, seguidoras de Cristo, inclusive
Sua mãe, respeitosamente guardaram o "sábado conforme
o mandamento". Nada sabiam acerca do domingo!!! |
Versículos |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Atos 13:42 e 44 |
2 |
Antioquia |
d.C. 45 |
Paulo em reunião de culto. Como os judeus abandonaram
a sinagoga, no sábado seguinte "quase toda a cidade" (gentios)
se ajuntou para ouvir a Palavra de Deus. Boa oportunidade
para Paulo lhes dizer, como não estavam na sinagoga com
os judeus, que o dia de guarda seria o domingo... |
Versículos |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Atos 16:12 e 13 |
1 |
Filipos |
d.C. 53 |
Reunião de Culto ao ar livre. Longe de sinagogas,
que talvez não houvesse na cidade. Os apóstolos procuraram
um lugar tranqüilo para o culto sabático. |
Versículos |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Atos 17:1 a 3 |
3 |
Tessalônica |
d.C. 53 |
Na sinagoga. Reunião de culto. Paulo "como tinha
por costume" foi ao culto no sábado. O dia de guarda não
se alterara na era cristã. Reunia-se indistintamente com
judeus e gentios, ou sem eles ao ar livre. O que interessava
era a guarda do dia... |
Versículos |
N.º reuniões |
Local |
Data |
Atos 18:1 a 4; Atos 18:11 |
78 |
Corinto |
d.C. 54 |
Temos aqui que considerar o seguinte: (v.4)
"todos os sábados"; (v.11) "ficou ali um
ano e meio ensinando". Nesse ano e meio transcorreram
78 sábados, tempo mais que suficiente para Paulo ensinar
que o dia de repouso fora mudado... (v.3) Paulo "trabalhava
em fazer tendas". No sábado não trabalhava,
cumpria a Lei de Deus que lhe manda trabalhar seis dias.
Logicamente não descansou no domingo. A Bíblia diz que o
fazia no sábado e preferimos ficar com
a Bíblia; (v.4) diz que Paulo estudava a Palavra de Deus
com "judeus e gentios". Também com os gentios no sábado. |

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Temos acima
aproximadamente 90 reuniões religiosas no sábado,
"conforme o Mandamento". |
A. B. Christianini, Subtilezas do Erro, 2.ª
ed., 1981, pág. 187.
Referências ao Primeiro
Dia da Semana Encontradas na Bíblia |
1.ª - Mateus 28:1 - "E, no fim do Sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram
ao sepulcro."
Este texto foi escrito no ano 62 d.C., ou seja, 31 anos depois
da ressurreição de Jesus, e nele nada há de indicativo na mudança
do Sábado para o domingo. Apenas define que duas Marias, discípulas
do Senhor, que guardavam o Sábado, e ao findá-lo, no pôr-do-Sol,
correram ao sepulcro, esperançosas de rever o corpo do Mestre. Prova
que, após a morte de Jesus, o dia que se guardava, era o Sábado.
2.ª - Marcos 16:2 - "E, no primeiro dia da semana, foram
ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do Sol."
No verso 1, as mulheres esperaram passar o Sábado, o santo dia
do Senhor; e chegado o primeiro dia da semana, elas foram ao sepulcro.
Conseqüentemente o domingo era estranho a todos os discípulos; porém,
o Sábado continuava como dia santificado. Também esta Escritura
data de 31 anos após a morte de Jesus, e Marcos menciona que o Sábado
é o dia do Senhor (Marcos 2:28), ao passo que desconhece completamente
o domingo.
3.ª - Marcos 16:9 - "E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro
dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual,
tinha expulsado sete demônios."
Este texto foi escrito 31 anos após a ressurreição de Jesus e nada
há que abone a santidade do domingo. Simplesmente vemos que a profecia
de que o Senhor ia ressuscitar ao terceiro dia cumpriu-se. E Jesus
assim demonstrou fidelidade à Sua santa Lei, pois descansou no Sábado, da obra de criação, e agora dá provas que descansou da obra
de redenção, permanecendo no sepulcro no Sábado. Por conseguinte,
Seus trabalhos de criação e redenção foram realizados sem a transgressão
do Sábado.
4.ª - Lucas 24:1 - "E no primeiro dia da semana, muito de
madrugada, foram ao sepulcro levando as especiarias que tinham preparado."
Lucas escreveu isso no ano 64 d.C., 33 anos depois da ressurreição
do Senhor, e, como os outros evangelistas, nada abona em favor da
santidade do domingo. Porém, uma coisa Lucas deixa claro, no verso
56 do capítulo 23, que o Sábado era e é o dia do Senhor. Lemos:
"E voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos, e no Sábado
repousaram, conforme o mandamento."
5.ª - João 20:1 - "E no primeiro dia da semana Maria Madalena
foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra
tirada do sepulcro."
Este texto foi escrito no ano 97 d.C., 66 anos depois de Jesus
ressuscitar, e também nada acrescenta a favor do domingo. Nada mesmo!
6.ª - João 20:19 - "Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro
dia da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com
medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus... e disse-lhes:
Paz seja convosco."
Crêem os cristãos que discordam do Sábado, que este texto lhes
assegura ser uma reunião religiosa dominical, e por isso o Sábado
cedeu seu lugar ao domingo. Será mesmo assim? - Não! Porque sabemos?
Eis as razões:
- Os discípulos se ajuntaram com medo dos judeus e não para uma
reunião religiosa regular. A intenção era esconder-se.
- Os discípulos não criam que Jesus havia ressuscitado. Leia Marcos
16:11; Marcos 16:13 e 14; Lucas 24:37 e João 20:24 a 27. Evidentemente
não era uma reunião religiosa, nem dominical.
- Jesus também não transformou esta reunião em cerimônia religiosa,
muito menos em Santa Ceia. Comeu, sim, peixe assado e mel (Lucas
24:38 a 43), para provar aos discípulos que era Ele mesmo, e não
um fantasma.
Não foi uma ótima ocasião para Jesus dizer aos discípulos que o domingo
era agora o dia santificado? Por que não disse? Ora, porque o Sábado
é eterno e santo, como Ele próprio. (Isaías 66:22 e 23). Observe
que já estudamos seis dos oito versos onde é mencionado
o primeiro dia da semana. E nada há de concreto, definido, claro
com a relação à mudança do Sábado para o domingo.
7.ª - Atos 20:7 - "E, no primeiro dia da semana, ajuntando-se
os discípulos para partir o pão, Paulo que havia de partir no dia
seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia noite."
Não se pode assegurar que esta foi uma Santa Ceia, porque "partir
o pão" era um costume, uma ceia-refeição, um jantar entre os irmãos
para alargar o sentimento cristão e o desenvolvimento do amor mútuo
(Atos 2:42 e 44). Era uma prática ótima, tão boa que motivou a unidade
que o Espírito Santo precisava no Pentecostes. Este costume também
imprimiu neles um profundo sentimento humanitário, pois não havia
necessitados entre eles (Atos 2:45), e os pobres de Jerusalém por
eles foram socorridos (Romanos 15:25 e 26). Finalmente, não podia
ser a Santa Ceia, pois não usaram o suco da vide, não procederam
ao lava-pés (João 13:1 a 15; I Timóteo 5:10); e muito menos
há indícios sequer da Santa Ceia celebrada pelo mesmo Paulo (I Coríntios
11:23 a 29). Ademais, o costume era partir o pão em casa (de casa
em casa - Atos 2:46), o que prova ser uma refeição amigável apenas.
Nesta descrição - "E no primeiro dia da semana ajuntaram-se os
discípulos...", Paulo passou com os discípulos o Sábado, como era
seu costume (Atos 17:2); e, ao terminar o dia, no pôr-do-Sol, e
começar o primeiro dia da semana, Paulo que teria de partir no dia
seguinte e desejou usufruir da presença dos discípulos, e isso foi
até à meia noite. Entretanto, foi uma reunião acidental, cujo motivo
principal era o fato de ter Paulo que se ausentar dos irmãos, em
cuja presença estivera durante uma semana (Atos 20:6). Se
esta partida se desse numa terça, quarta ou quinta-feira, Paulo
como desejava, alargaria a prática até à meia noite anterior à sua
viagem.
Leia também em Guiados Para Vencer I: A Célebre Reunião de Trôade.
8.ª - I Coríntios 16:2 - "No primeiro dia da semana cada
um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade,
e vá ajuntando para que se não façam coletas quando eu for."
 |
A tradução Almeida Revista e Corrigida omite a palavra EM CASA. Porém,
a própria tradução Almeida, Revista e Atualizada,
acrescentou tal expressão porque, de fato, ela consta no
original. |
Nota-se por isso a sinceridade
do tradutor que, sendo adepto do domingo, incluiu a expressão em casa, pois, se desprezada, seria forte argumento
a favor da crença de que a coleta era na igreja. Daí, há
que se deduzir: |
- Paulo soube que os irmãos em Jerusalém (Atos 11:28 e 29) estavam
em grandes necessidades, e os discípulos decidiram socorrê-los.
- O apóstolo então pediu aos irmãos que sistematicamente, em casa,
pois, no primeiro dia da semana, fossem ajuntado alguma coisa;
dinheiro, alimento roupa, sandália, etc. E porque, no primeiro
dia da semana? Ora, é o primeiro dia não somente de atividades
e trabalhos, como marca o início de um novo ciclo semanal, logo
após passado o Sábado do Senhor. Leia estes versos e comprove
como Paulo se envolveu nesta coleta filantrópica: Romanos 15:25
e 26. Agora compare com:
Atos 19:21 |
Atos 20:3 |
I Coríntios 16:1 a 5 |
Atos 24:17 |
II Coríntios 8:1 a 4 |
II Coríntios 9:1 e 2 |
Deviam, portanto, ir ajuntando conforme sua
prosperidade para que, quando Paulo fosse ter com eles,
no Sábado, apanhasse a oferta. Agora, porque sabemos que
Paulo iria à igreja no Sábado?
- Era o dia que Paulo tinha por costume ia à igreja
(Atos 17:2), portanto era nele que os judeus e gentios,
levariam suas dádivas à casa de Deus.
- Paulo trabalhava durante a semana e no Sábado ia à
igreja. (Atos 18:1 a 4).
Lei também em Guiados Para Vencer I: As Coleta da Igreja de Corinto.
|
Lourenço Gonzalez, Assim Diz O Senhor, 7.ª ed.,
1997.
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