Estudo Bíblico sobre as Profecias do Livro de Daniel.

ESTUDO 04
Adorar ou Não Adorar !
Daniel e seus amigos na fornalha ardente

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

Agora no capítulo 3, estamos introduzimos o outro assunto principal no livro de Daniel sobre o qual existe um conflito, o assunto da adoração. Aqui temos que atentar para os poderes que exigem falsa adoração. Veremos três jovens permanecendo firmemente com Deus, quando o mundo inteiro adorava falsamente. Os três amigos de Daniel foram tentados, mas resistiram: igualmente o povo de Deus nos últimos dias vai ser obrigado a fazer falsa adoração, mas vão se recusar. Por terem um sólido relacionamento com Deus não poderão ser compelidos a adorar falsamente.

A IMAGEM DOURADA

1.  Descreva a estátua que Nabucodonosor construiu. (Daniel 3:1)

“...O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ____­­­­­____ que tinha ___________ côvados de alto e _______ de largo; levantou-a no campo de ________ , na província da Babilônia...”

 

“...Então o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os ___________ , os ____________ , os _______________ , os ____________ , os ________________ , os _________________ , os ________________, e todos os _____________________ , para que viessem à consagração da imagem...”

NOTA: A história nos conta que pouco antes na Babilônia houvera uma rebelião e o rei questionou a  lealdade de seus subordinados. A dedicação da imagem seria uma oportunidade para todos no reino comprometer sua lealdade ao governante. Quem lá não estivesse seria considerado traidor.

 

“...vos ____________ e _____________ a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou. Qualquer que não se prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, ____________ na ____________ de ________ ardente...”

 

4. Que acusação fizeram os Caldeus com relação àqueles judeus que não se curvaram para a estátua? (Daniel 3:12)

“... Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: ____________ , _____________ e _____________ ; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus __________ não __________ , nem ___________ a estátua de ouro que levantaste...”

NOTA: Teria sido muito fácil raciocinar que eles deveriam adorar realmente a imagem, simplesmente mostrando sua lealdade ao rei. Mas eles sabiam que a lealdade a Deus estava envolvida, por isso não se atiraram para reverenciar a imagem.

 5.  Que mandamento proíbe a falsa adoração? (Exodo 20:4-6)

“... Não farás para ti __________ de escultura, nem ________________ alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as ___________ , nem lhes darás ________ ; porque Eu sou o __________ teu _______, _______ zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos...”

6. Quando Sadraque, Mesaque e Abedenego foram entregues ao rei Nabucodonosor para responder as acusações contra eles, qual tratamento seria dado a eles? (Daniel 3:15)

“... sereis, no mesmo instante, ____________ na ___________ de _______ ardente...”

NOTA: Nabucodonosor deu aos três homens uma segunda chance. Eles poderiam ter mudado de idéia na sua primeira recusa de adoração.

7.  O que aqueles homens responderam a Nabucodonosor quando este lhes ofereceu uma segunda chance? (Daniel 3:16-18)

 “... Responderam Sadraque, Mesaque e Abedenego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não _____________ de te ____________. Se o nosso Deus, a quem servimos, _______  __________ , Ele nos _________ da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica ___________ , ó rei, que não ___________ a teus deuses nem _____________ a imagem de ouro que levantaste...”...”

NOTA: Que tremendo testemunho de fé! Antes de virem ao campo de Dura, eles já haviam decidido não se render, não importando como seriam tratados. Se Deus os protegesse, eles estariam bem, mas se assim Ele não fizesse, eles ainda assim serviriam Ele.

A FORNALHA ARDENTE

8. O que fez Nabucodonosor para responder a defesa daqueles Hebreus? (Daniel 3:19)

 “...ordenou que se acendesse a fornalha sete ______ mais do que se ____________...”

9. O que aconteceu aos soldados que atiraram Sadraque, Mesaque e Abedenego dentro da fornalha ardente? (Daniel 3:22)

“... e a fornalha estava sobremaneira ______ , as chamas do fogo _________ os homens que lançaram de cima para dentro a Sadraque, Mesaque e Abedenego...”

 

“... E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram _______ dentro da fornalha sobremaneira acesa...” “...Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo ________ homens ______ , que andam passeando dentro do fogo, sem ________ dano...”

11. Como era o aspecto do Quarto Homem que estava com eles no fogo? (Daniel 3:25)

 “... e o aspecto do quarto é semelhante a um _____ dos ________ ...”

NOTA: Deus não só libertou os três jovens, Ele caminhou através do fogo com eles! Que maravilha o Deus que nós temos. Podemos ter muitos dissabores em nossas vidas, mas O Filho de Deus caminha conosco através do fogo.

12. Como Nabucodonosor  chamou a Sadraque, Mesque e Abedenego quando eles saíram do fogo e depois de ver essa mostra do poder de Deus, que decreto fez Nabucodonosor? (Daniel 3:26-30)

“... Sadraque, Mesaque e Abednego, _______ do Deus ___________, saí e vinde!”

“...todo ______ , _______ e ________ que disser blasfêmia contra o ______ de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja _____________ , e as suas casas sejam feitas em monturo; porquanto ____ há outro _____ que possa ________ como Este...”

APOCALIPSE 13 E A IMAGEM  DA BESTA

O que aconteceu a Sadraque, Mesaque e Abedenego na Babilônia antiga é comparável aos eventos que vão transcorrer nos últimos dias. Apocalipse 13 enquadra para nós uma cena paralela para Daniel 3.  Vamos perceber as similaridades.

  13. O que fizeram os habitantes da terra comandados pela besta de dois chifres? (Apocalipse 13:11, 12)

“...Vi ainda outra besta emergir da terra, possuía dois ________ parecendo __________, mas falava como ________...”   “...faz com que a terra e os seus habitantes ___________ a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada...”

 14. Depois de fazer descer fogo do céu e operar outros milagres, o que esta besta declara que o povo deveria fazer? (Apocalipse 13:13, 14)

“...dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma ________ à besta, aquela que, ferida a espada, sobreviveu...”

15. O que foi concedido a primeira besta fazer à imagem da besta e o que vai acontecer para aqueles que se recusarem a adorar a imagem da besta? (Apocalipse 13:15)

“…e lhe foi dado comunicar  _______ à imagem da besta...”

“...fizesse _________ quantos não adorassem a imagem da besta...”

 16. Quais outras restrições vão ter lugar para aqueles que são contrários em adorar a besta e receber a sua marca? (Apocalipse 13:16, 17)

“...para que ninguém pudesse ________ ou _______ , senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome...”

NOTA: Restrições econômicas e finalmente a penalidade de morte serão impostas àqueles que se recusarem a adorar a imagem da besta ou receber a marca da besta. Podemos já ver que os assuntos são idênticos entre Apocalipse 13 e Daniel 3. Em ambos os capítulos, o povo está sendo obrigado a adorar uma imagem, e ser tratado com a morte, mas eles permanecerão fiéis aos mandamentos de Deus.

17. Quando a besta chamar o povo para adorar esta imagem, quem Deus pede a eles que adorem? (Apocalipse 14:7)

“... Temei a _____ , e dai-lhe ________; pois é chegada a hora do seu _____; e adorai _________ que ____ o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas...”

18. Onde vão estar aqueles que terão vitória sobre a besta e sua imagem no momento final? (Apocalipse 15:2)

“...e os vencedores da besta, da sua imagem e o número do seu nome que se achavam em ___ no_____ de _______, tendo harpas de Deus...”

 NOTA:  Como Deus teve um povo vitorioso nos dias de Daniel, vai ter um povo vitorioso no tempo do fim. Sua preocupação não vai ser a proteção de Deus, mas a fidelidade para Deus. Eles vão permanecer verdadeiros para Deus, como foram Sadraque, Mesaque e Abedenego. Vão servir a Deus mesmo em face da morte.

MINHA DECISÃO. Senhor Deus, quero adorar-Te do fundo do meu coração, obedecendo o seu Segundo Mandamento.

   Assinatura: _________________________  Data:__________________


ABAIXO O ÍNDICE DAS OUTRAS LIÇÕES DESTE ESTUDO BÍBLICO

Estudo 01
Estudo 02
Estudo 03
Estudo 04
Estudo 05
Estudo 06
Estudo 07
Estudo 08
Estudo 09
Estudo 10
Estudo 11
Estudo 12
Estudo 13
Estudo 14
Estudo 15

Há Vida após a morte ?

Estudo 16
Estudo 17
Estudo 18
Estudo 19
Estudo 20
Estudo 21
Estudo 22
Estudo 23
Estudo 24
Estudo 25
Estudo 26
Estudo 27

A Cruz de Jesus Cristo

Estudo 28


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas