Estudo Bíblico sobre as Profecias do Livro de Daniel.

ESTUDO 16
O Destino dos Ímpios
O fim do pecado

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

Daniel nos revelou três fases do julgamento: o julgamento dos justos, o julgamento dos ímpios durante os 1000 anos, e a vindicação de Deus diante dos ímpios no julgamento dos ímpios no final dos mil anos. Neste estudo, estudaremos cuidadosamente a execução do julgamento. Poderia ser verdade uma pessoa perdida ir ao inferno quando morre? Este estudo vai examinar três questões:  Quando o inferno acontecerá? Onde ele acontecerá? e Por quanto tempo será a última punição?

1. O que Daniel diz sobre como os ímpios serão ressuscitados? (Daniel 12:2)

  “... muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida __________, e outros para _____________ e ___________ eterno...”

2. Qual é o destino final do chifre pequeno? (Daniel 7:26)

“...Mas, depois, se assentará o tribunal para lhe _______ o domínio, para o ___________ e o _______________ até o fim...”

NOTA: O chifre pequeno aqui significa simbolicamente todos os ímpios, que, de acordo com Daniel, serão completamente destruídos.

QUANDO OS ÍMPIOS SERÃO PUNIDOS?

De acordo com o ensinamento popular, uma pessoa ímpia vai ao inferno tão logo ela morre. Contudo, a recompensa da punição é recebida imediatamente após a morte. Se assim fosse, depois de Caim matar Abel, seis mil anos atrás ele teria ido ao inferno quando morreu e estaria queimando desde então. Então Hitler que cometeu  assassinatos em massa  e  foi ao  inferno  após sua morte. Pobre Caim que está queimando por 6.000 anos enquanto que Hitler, simplesmente por que nasceu depois está queimando a menos tempo. Isto é justo? Todo o senso

de justiça sugere que as pessoas são punidas similarmente por um mesmo crime.

3. Quando os ímpios serão punidos? (II Pedro 2:9)

“...porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o dia do ____________...”

NOTA: Se os ímpios estão reservados para o dia do julgamento final, eles não podem estar queimando agora.

4. Quando Jesus e o apóstolo João dizem que os ímpios serão queimados no fogo? (Mateus 13:40-42 e Apocalipse 20:7)

“...Pois, assim como o joio é colhido e lançado no fogo, assim será na ________________ do ___________. Mandará o Filho do homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a _______________...”

“...quando, porém, se completarem os _____ anos, Satanás será solto da sua prisão...”

NOTA: Jesus faz entender claramente que os ímpios não ficarão no fogo até o fim do mundo. A Bíblia é muito clara sobre a questão sobre quando os ímpios vão ser punidos. Eles não serão castigados no fogo até o fim dos 1000 anos.

ONDE OS ÍMPIOS SERÃO PUNIDOS?

O ensinamento popular hoje sugere que o inferno está no centro da terra. O diabo permanece lá com seu povo ímpio, atiçando esse povo no fogo continuamente. Obviamente, este é um conceito medieval fictício que não tem lugar no pensamento moderno e no ensinamento bíblico.

5. Onde a Bíblia diz que o fogo do inferno acontecerá e como o apóstolo Pedro descreve este lugar? (Apocalipse 20:9 e II Pedro 3:7-12)

“...Marcharam, então, pela ______________ da _________ e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu, e os ________________...”

“...ora, os _______ que agora existem e a ________, pela mesma palavra, têm sido entesourados para ________, estando reservados para o Dia do Juízo...e os elementos se desfarão _______________; também a terra, e as obras que nela existem, serão atingidas...”

NOTA: Quando os ímpios cercarem a Cidade Santa, descerá fogo do céu e os destruirá. Eles não estão em algum lugar dentro da terra, eles estão sobre a superfície da terra. O quadro que Pedro mostra sobre o fogo do inferno é muito claro. O mundo inteiro é envolvido em chamas que destroem totalmente a superfície da terra. O mundo foi destruído nos dias de Noé por uma inundação de água. Agora vai ser destruído pela segunda vez pelo fogo, o qual vai erradicar totalmente os traços dos ímpios.

6. Quando o fogo tiver totalmente acabado, o que Deus criará? (Apocalipse 21:1)

 “...vi novo ______ e uma nova __________...”

NOTA: O céu neste texto se refere ao céu atmosférico, não o céu onde Deus mora.. A superfície presente da terra como nós conhecemos vai ser totalmente destruída. Ela então retornará à perfeição original, para se tornar o lar final do povo redimido de Deus por toda a eternidade.

POR QUANTO TEMPO OS ÍMPIOS SERÃO PUNIDOS?

O ensinamento popular sugere que quando as pessoas vão para o inferno, ficam queimando sem cessar por toda a eternidade. Não é de admirar que muitas pessoas vêem Deus pior que um tirano humano quando pensam que Deus pune as pessoas por toda a eternidade sem cessar. Por algum processo milagroso Deus renova pessoas, mantendo elas vivas, tanto que Ele nunca poderá mantê-las sobre tortura sem fim. Não admira que a doutrina de um inferno eterno queimando tem feito mais infiéis do que qualquer outra doutrina que o diabo tenha inventado. A destruição dos ímpios é freqüentemente mencionada nas escrituras. Ela aparece 182 vezes como completa aniquilação: 98 no Antigo Testamento e 84 no Novo Testamento. As escrituras declaram que o inferno terminará e os ímpios não existirão mais.

7. Com é descrito o destino dos ímpios? (Salmos 37:9, 10 e 20 e Malaquias 4:1 e 3)

“...os malfeitores serão __________________....e já não ______________ o ímpio; procurarás o seu _________, e não o acharás...Os ímpios, no entanto, ______________...serão ________________ e se ______________ em fumaça...”

“...todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o ___________...de sorte que não lhes deixará nem _______ nem _______...porque se farão __________ debaixo das plantas de vossos pés...”

NOTA: Quando uma árvore está queimando, seus galhos e suas raízes, nada sobram da árvore. Ela é destruída totalmente, totalmente consumida, totalmente aniquilada e dela só restam cinzas.

8. Que duas cidades na Bíblia são citadas como exemplos de inferno de fogo? (Judas 7)

“...como ____________ e ____________... são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição...”

NOTA: Estas duas cidades não estão ainda queimando. O “fogo eterno” queimou até consumir completamente e destruir as cidades, então ele acabou. A Bíblia declara que estas duas cidades são exemplos de como é o fogo do inferno. Quando o fogo deixa de queimar, ele acaba.

O DESTINO DE SATANÁS

9. O que Jesus planejou para Satanás e o que acontecerá ao diabo? (Hebreus 2:14 e Apocalipse 20:10)

”...também Ele, igualmente, participou, para que, por Sua morte ____________ aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo...”

”...o Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do ______ de ______ e enxofre...”

10. Como é chamado o lago de fogo e enxofre? (Apocalipse 21:8)

“...no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda _________...”

11. Em Ezequiel 28, sobre o simbolismo do rei de Tiro, Deus descreve Lúcifer, o arqui-rebelado. Como Deus traz um fim a Lúcifer? (Ezequiel 28:18 e 19)

“...Eu, pois, fiz sair do meio de ti um ______, que te ____________, e te reduzi a _________ sobre a terra...vens a ser objeto de ____________ e jamais ______________...”

NOTA: Ainda, uma forte linguagem é utilizada para descrever a destruição de Satanás. Ele será destruído pelo fogo, será devorado e reduzido a cinzas. O destino dos ímpios é o mesmo destino que espera ao próprio Satanás. Deus trará um fim a Satanás.

O FIM DO PECADO

12. Qual é o salário do pecado? (Romanos 6:23)

“...Porque o salário do pecado é a ________...”

NOTA: A penalidade para o pecado não é a vida eterna no inferno, mas a morte. A escolha oferecida a nós é a vida ou a morte. O inferno de fogo não é a punição para o pecado; a morte é a punição do pecado. O fogo é somente o meio que trará o fim, a morte. Se o fogo não resultar em morte, então ele não será a punição do pecado.

13. Quem tem a vida eterna somente? (I João 5:11, 12)

“...Aquele que tem o Filho tem a _______; Aquele que não tem o Filho de Deus não tem a _______...”

NOTA: Somente aqueles que aceitam Jesus como seu Salvador tem a vida eterna. Sem Jesus não pode haver vida. Satanás gostaria que pensássemos que podemos ter vida sem Jesus. Se o inferno eterno fosse verdadeiro, isto seria possível. Não existe vida separada de Jesus.

14. No Calvário, Jesus pagou a penalidade por nossos pecados. Ele sofreu a segunda morte por nós. Jesus ainda está sendo punido na cruz hoje ou Ele morreu sobre a cruz? (João 19:30 e 33)

“...E, inclinando a cabeça, _________ o _____________...chegando-se, porém a Jesus, como vissem que já estava _________, não lhe quebraram as pernas… ”

NOTA: O fato de que Jesus morreu na cruz é a mais forte evidência contra a doutrina pagã do tormento eterno. Nosso Salvador pagou o preço por nosso pecado. Este preço era a morte, Ele não queimou sem cessar por toda eternidade no inferno. Deus eliminará o problema do pecado. Os pecadores continuarão a fazer o que o pecado quer, completa separação de Deus. Deus permitirá a eles escolher entre viver ou morrer, eles escolherão morrer. Deus não é um tirano pagão. Ele é Justo e Misericordioso.

15. O que Deus faz para que você não pereça no inferno? (João 3:16)

  ”...Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu _______ unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a ______ eterna...”

MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, quero ter vida eterna, porque creio em Jesus Cristo como meu único Salvador.

Assinatura: _________________________________Data:__________________


ABAIXO O ÍNDICE DAS OUTRAS LIÇÕES DESTE ESTUDO BÍBLICO

Estudo 01
Estudo 02
Estudo 03
Estudo 04
Estudo 05
Estudo 06
Estudo 07
Estudo 08
Estudo 09
Estudo 10
Estudo 11
Estudo 12
Estudo 13
Estudo 14
Estudo 15

Há Vida após a morte ?

Estudo 16
Estudo 17
Estudo 18
Estudo 19
Estudo 20
Estudo 21
Estudo 22
Estudo 23
Estudo 24
Estudo 25
Estudo 26
Estudo 27

A Cruz de Jesus Cristo

Estudo 28


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas