Estudo Bíblico sobre as Profecias do Livro de Daniel.

ESTUDO 13
Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

Qual seria o motivo do Santuário precisar ser purificado? Vamos descobrir que por trás desta necessidade existe um sistema religioso que praticamente destrói a obra de intercessão de Jesus pela humanidade. Com certeza hoje existe muita confusão religiosa. Uma religião ensina uma coisa enquanto que outra prega algo diametralmente oposto. E o que é pior: nem uma nem outra concordam com as Escrituras Sagradas. Embora essa confusão domine todo o mundo religioso, existe uma organização que, de um modo todo especial, está gerando esta confusão. Que sistema seria esse? Devemos atentar para as evidências escriturísticas e tentar identificar esse monstruoso meio idealizado pelo arquiinimigo de Deus para levar milhares à perdição. Mas antes de entrarmos neste assunto, vamos entender alguns aspectos sobre a necessidade de purificação do Santuário, os quais, o profeta Daniel ilustra no seu livro no capítulo 8.

O PRIMEIRO ASPECTO DO JULGAMENTO

1. Por que Daniel  diz que o Santuário tinha de ser purificado? (Daniel 8:13, 14)

“...até quando durará a visão do _______________ diário e da _________________assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, para serem _____________...”

NOTA: Daniel indica que a razão pela qual o Santuário precisava ser purificado é porque o chifre pequeno iria envergonhar o Santuário.

2. Como o chifre pequeno tem envergonhado o Santuário? (Daniel 8:11, 12)

“...__________________ até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício _________, e o lugar do seu santuário foi deitado ___________... e _________ a verdade por __________...”

NOTA: Existem quatro grandes pecados que Daniel atribui ao chifre pequeno de Daniel 8 para os quais é necessária a purificação do Santuário:

Primeiro: Engrandeceu-se até o príncipe do exército. Isto se refere ao clamor do papado de ser igual a Deus.

Segundo: Lhe tirou o holocausto continuo. No serviço do Santuário do Antigo Testamento o holocausto contínuo refere-se ao serviço do Pátio e do Lugar Santo – o serviço de sacrifício e intercessão de Jesus. O chifre pequeno botou por terra de uma vez por todas o serviço do sacrifício de Jesus pela instituição de sacrifícios diários em rituais chamados de missas. Ao invés de Jesus morrer de uma vez por todas sobre a cruz, o sistema de sacrifícios desta instituição instituiu a morte de Jesus repetidas vezes em que uma missa é conduzida. Este sistema também destrói o serviço de intercessão porque obriga o povo a ir para um confessionário para ser perdoado de pecados, ao invés de conduzí-los ao serviço de intercessão de Jesus no Santuário Celestial, onde Jesus, como nosso Único Mediador, perdoa-nos de nossos pecados.

Terceiro: O lugar de Seu Santuário foi deitado abaixo. O lugar do Santuário de Deus nos tempos do Novo Testamento está no Santuário Celestial. Ao invés de conduzir o povo ao Santuário Celestial, onde Jesus é ministro, esse sistema sistema religioso tem conduzido o povo a um sistema de sacerdócio terrestre.

Quarto: Lançou a verdade por terra. Esse sistema religioso tem escondido a grande verdade do Santuário celestial e feito dele um sistema terrestre. Como resultado, as pessoas estão tentando encontrar a salvação em um sistema terrestre ao invés de procurarem encontrar no Santuário Celestial. O porquê destas muitas doutrinas que o sistema do chifre pequeno introduziu vem indicar o motivo do julgamento de Deus. Parcialmente por causa desta corrupção da verdade do Santuário feita por esse sistema religioso que Daniel revela que o Santuário deve ser purificado, ou restaurado para seu lugar correto. Uma vez mais, o povo deve ser guiado para ver o ministério de Jesus no Santuário celestial. O Santuário precisa ser purificado porque o chifre pequeno tem feito do serviço de Jesus um serviço na terra ao invés de um serviço no Santuário Celestial.

3. De quem o chifre pequeno recebeu o poder e onde está sediado este poder religioso? (Apocalipse 13:2 e 17:9)

“...e deu-lhe o ___________ o seu poder, o seu trono e grande autoridade...”

“...Aqui está o sentido, que tem sabedoria: As sete cabeças são sete ____________, sobre os quais a _____________ está assentada...”

NOTA: A organização apontada em Apocalipse 17 teria como sede a cidade de Roma. Durante a existência do Império Romano, a cidade das sete colinas foi a sede do paganismo; mas com a queda daquele Império, essa cidade passou a servir como centro do mundo cristão, sendo que foi ali que se estabeleceu o bispado romano.

4. Com que apoio esse sistema estabeleceu o seu poderio? (Apocalipse 17:3)

"...Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto, e vi uma mulher montada numa ____________ escarlate, ___________ repleta de nomes de blasfêmia, com sete _____________ e dez ___________..."

NOTA: A besta simboliza um conjunto de fatores de oposição a Deus e à Sua verdade, cujo foco principal é a estrutura político-religiosa do Vaticano. Ver sexto estudo desta série. A mulher representa, pois, uma igreja que teria como base esse conjunto de forças, dentre os quais se destaca Roma Papal.

5. Com o que é comparado esse sistema religioso na Bíblia? (Ezequiel 23:37 e 38)

"...Porque ________________, e nas suas mãos há culpa de _________; com os seus ___________ adulteraram, e até os seus filhos, que me geraram, ofereceram a eles para serem consumidos pelo fogo. Ainda isto me fizeram: no mesmo dia contaminaram o Meu _______________ e profanaram os Meus sábados..."

NOTA: Portanto estamos diante do símbolo de uma Igreja (mulher), com sede em Roma (está sentada sobre sete cabeças), que seria conduzida pelo bispado romano (está montada na besta) e que seria idólatra (meretriz).

6.  Como é descrito esse sistema religioso em Apocalipse 17:1 e 15?

"...Veio um dos sete anjos que têm as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o ________________da grande_____________que se acha sentada sobre muitas __________..."

 "...Falou-me ainda: As __________ que viste, onde a ______________ está assentada, são __________, _______________, ___________ e ____________..."

NOTA: Trata-se, portanto, de uma organização com muitos membros, ou seja, de uma Igreja mundial. Fato interessante: a palavra católica quer dizer universal, isto é, "a que é professada por todos".

O SEGUNDO ASPECTO DO JULGAMENTO

6. No serviço do Santuário do Antigo Testamento, o que era necessário para a purificação do Santuário? (Levítico 16:16)

“...por causa das _______________ dos filhos de Israel, e das suas ________________, e de todos os seus pecados.”

NOTA: A Segunda coisa que era necessária para a purificação do Santuário é que o registro dos pecados do povo de Deus fosse transferido ao Santuário através do ministério de Jesus. Este registro de pecados devia ser removido através de um serviço de julgamento o qual mostrava que Satanás, não Deus, é responsável pelo pecado. Desde que existem duas coisas que profanam o Santuário, o julgamento que começou em 1844, deve ser um julgamento 100%, porque em primeiro lugar deve trazer julgamento aos santos e em segundo lugar deve trazer julgamento contra o chifre pequeno. Em outras palavras, existe um aspecto positivo e um negativo para o julgamento. Positivamente, o julgamento decidirá em favor dos santos; negativamente, o julgamento decidirá contra o poder do chifre pequeno.

7. Que mensagem é pregada como uma parte do evangelho eterno? (Apocalipse 14:6, 7)

“...pois é chegada a hora do seu __________...”

NOTA: O evangelho são as boas novas de que Jesus perdoa o povo de seus pecados através do Seu ministério no Santuário Celestial, e que nenhum homem na terra pode perdoar pecados. Quando o povo ouvir o evangelho pregado e ser conduzido ao Santuário Celestial onde Jesus é ministro, o chifre pequeno cessará de ter domínio sobre eles. O julgamento de Deus sobre o chifre pequeno é anunciado por esta especial e única mensagem de Apocalipse 14:6-12 que prega o início do julgamento em 1844 e expõe os erros do chifre pequeno, conduzindo o povo para o serviço de Jesus no Santuário Celestial.  Lembre-se, esta mensagem só pode ser pregada desde 1844, proclamando que o julgamento está agora em andamento.

8. Quem também é juiz no julgamento? (Daniel 7:22)

“...até que veio o ____________ de ________, e fez justiça aos santos do Altíssimo...”

NOTA: Este julgamento que começou em 1844 não somente decide negativamente contra o poder do chifre pequeno, mas decide positivamente em favor do povo de Deus. Alguns podem se maravilhar por que Deus tem um julgamento. Deus não precisa fazer um julgamento a fim de  encontrar quem vai ser salvo. Deus já sabe quem vai ser salvo. Deus é tão bom e justo que Ele convoca este julgamento, só para ficar mais claro a todos porque Ele tem direito de salvar todo aquele que Ele está levando ao céu. Durante este julgamento iniciado em 1844, Deus pela primeira vez descobre os nomes dos salvos, e então mostra ao universo inteiro porque Ele está salvando este povo.

9. Com quem Pedro diz que este julgamento deve começar? (I Pedro 4:17)

“...Porque a ocasião de começar o juízo pela _________ de ________ é chegada; ora, se primeiro vem por ______, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?...”

NOTA: Este julgamento será primeiramente tratado com os justos. Isto é a vindicação de Deus do Seu direito de salvar aqueles que tem se rendido totalmente ao Senhor Jesus em sua vida.

10. Quem é nosso advogado neste julgamento? (I João 2:1)

“...temos Advogado junto ao Pai, _________ ___________, o Justo...”

NOTA: Nosso advogado, ou orador em nossa defesa, neste julgamento é Jesus o Messias. Ele defenderá nosso caso contra as acusações de Satanás. Isto indica aos santos que eles não se preocupem. Isto é para que os cristãos não fiquem ansiosos sobre o julgamento. Eles sabem que Jesus nunca perderá nenhum caso confiado a Ele. A questão que precisamos nos concentrar é: Eu escolhi Jesus para defender meu caso?

 MINHA DECISÃO:  Querido Deus, obrigado pelo sacrifício perfeito de Seu Filho na cruz do Calvário. Reconheço que só o imenso sacrifício de Jesus e sua obra de intercessão no julgamento de nossos atos são verdadeiros.

Assinatura: _________________________________Data:__________________




ABAIXO O ÍNDICE DAS OUTRAS LIÇÕES DESTE ESTUDO BÍBLICO

Estudo 01
Estudo 02
Estudo 03
Estudo 04
Estudo 05
Estudo 06
Estudo 07
Estudo 08
Estudo 09
Estudo 10
Estudo 11
Estudo 12
Estudo 13
Estudo 14
Estudo 15

Há Vida após a morte ?

Estudo 16
Estudo 17
Estudo 18
Estudo 19
Estudo 20
Estudo 21
Estudo 22
Estudo 23
Estudo 24
Estudo 25
Estudo 26
Estudo 27

A Cruz de Jesus Cristo

Estudo 28


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas