Estudo Bíblico sobre as Profecias do Livro de Daniel.


ESTUDO 22
O Verdadeiro Israel.

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

Conflito após conflito tem ocorrido por todo o livro de Daniel. O que aconteceu na Babilônia antiga é uma previsão do que o povo de Deus poderá ser maltratado, aprisionado, ou enfrentar a morte, mas finalmente ele será livrado. As boas novas do livro de Daniel são que Deus finalmente vencerá este conflito.

O DIA DO LIVRAMENTO

1. Que três coisas acontecerão ao povo de Deus no tempo do fim? (Daniel 12:1)

“...Nesse tempo se levantará ____________... e haverá tempo de _______________, qual nunca houve... mas, naquele tempo, será __________ o Teu povo...”

NOTA: Esta mensagem de segurança foi enviada ao judeu Daniel. Isto significa que somente os judeus serão livrados no conflito final? A fim de compreender o significado desta profecia, precisamos examinar cuidadosamente o termo “Israel” em toda a escritura.“Israel” muda de significado dependendo de quem é o povo de Deus em um determinado tempo.

ISRAEL NO NOVO TESTAMENTO

2. O que Deus prometeu a Abraão? (Gênesis 13:14-16, Gálatas 3:16 e Hebreus 11:10,16)

“...porque toda esta terra que vês, eu ta darei, à ____, e à tua __________________, para sempre. Farei a tua _________________ como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, então se _______________também a tua ___________________...”

“...E aos seus descendentes, como se falando de muitos, porém como de ____________: E ao teu descendente, que é ___________...”

“...Mas agora aspiram a uma pátria superior, isto é, a _______________...”

NOTA: As promessas feitas a Abraão da terra e da semente, não se referiram só a ter muitos descendentes e a  herança  da Canaã terrestre.  Foram  promessas   espirituais  para  ele  ser  o

progenitor do Messias e herdar o reino celestial. Somente seriam dadas a pessoas espirituais, por isso, nem todos seus descendentes as receberam. Isaque as recebeu, mas Ismael não. Jacó as recebeu, mas Esaú não.

3. Qual foi o novo nome dado a Jacó depois de ter lutado com o anjo? (Gênesis 32:27, 28)

“...Já não te chamarás Jacó, e sim __________...”

NOTA: O termo “Israel” significa, “aquele que triunfou com Deus – um vencedor.” O povo que saiu do Egito com Moisés foi chamado israelita quando assumiu a aliança com Deus no Monte Sinai. Davi e Salomão, se tornaram uma poderosa nação. Como foram fiéis a Deus, o termo“Israel” foi aplicado a eles. Mais tarde, contudo, as 10 tribos do norte e levaram o nome “Israel”, mas se tornaram infiéis a Deus, porque diziam ser israelitas, mas não eram. O reino do sul recebeu o nome Judá, e  foram fiéis, também puderam ser chamados de israelitas.

4. Dê o nome de duas pessoas que não foram filhos de Abraão e se tornaram israelitas e ancestrais da Semente Prometida, Jesus? (Josué 6:25; Ruth 4:13-22; Mateus 1:5)

“...Salmom gerou de _________ a Boaz; este, de _______, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;

NOTA: Boás foi descendente de Raabe. Ele casou-se com Ruth e se tornou avô de Davi. Estas nobres mulheres se tornaram ancestrais de Jesus e aparecem em Sua genealogia. Então, nos tempos do Antigo Testamento se tornaram israelitas mesmo não tendo nascido  israelitas.

A PROFECIA CONDICIONAL

5. Se Deus anunciar que uma nação será destruída e ela se arrepender: Deus lhe infligirá um desastre? Em caso contrário, Deus trará o bem a este povo? (Jeremias 18:7-10)

“...se tal nação se _____________ da maldade contra a qual eu falei, também Eu me ________________ do mal que pensava fazer-lhe... se ele fizer o que é mal perante Mim e não der ___________ à minha voz, então me _________________ do bem que houvera dito lhe faria...”

NOTA: As grandes profecias de Daniel e Apocalipse que nos são dadas para os eventos humanos são incondicionais. Contudo, as profecias que são conforme a obediência dos homens à Deus, como as profecias dadas por Jeremias, são condicionais.  Quando Deus previu um glorioso futuro para a nação étnica de Israel, isto teria acontecido se esta nação se mantivesse fiel a Deus.

6. O que Deus previu que aconteceria a Israel se eles fossem desobedientes e sobre que condições eles estariam aptos a retornar a sua terra? (Deuteronômio 4:27-30)

“...o Senhor vos ______________ entre os povos... de lá ____________ ao Senhor teu Deus, e O acharás...e te voltares para o Senhor, teu Deus, e lhe ____________ a voz...”

7. Jeremias previu o cativeiro babilônico. Jeremias também deu uma previsão sobre o retorno a terra da Palestina do povo? (Jeremias 30:3, 11)

“...pois eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o Senhor; fá-los-ei ___________ para a terra que dei a seus pais, e a possuirão...”

NOTA: Jeremias não só previu 70 anos de cativeiro na Babilônia, mas que uma grande multidão de judeus voltaria a Palestina quando o cativeiro acabasse (Jeremias 31:8, 9). Estas profecias condicionais não tem a ver com o estabelecimento da nação de Israel em 1948.

8. Após os judeus voltaram da Babilônia, quanto tempo Deus deu a eles? (Daniel 9:24)

“...____________ semanas estão determinadas sobre o teu povo...”

NOTA: Quando Deus permitiu aos judeus retornarem do cativeiro babilônico, deu a eles uma oportunidade final de 490 anos. No fim deste tempo, eles rejeitaram o Messias, crucificaram-No, e iniciaram uma perseguição sistemática de Seus seguidores pelo apedrejamento de Estevão. Portanto, o termo “Israel’ espiritual não poderia mais ser aplicado à eles.

A MENSAGEM DE JESUS PARA O ISRAEL ÉTNICO

9. O que Jesus disse que aconteceria a figueira (Israel) se ela não desse frutos? Por que Ele foi incapaz de ajuntar Israel? O que aconteceria se Israel se recusasse a aceitá-Lo?  (Lucas 13:6-9, 34, 35 e Mateus 21:43-45)

“...se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás _____________...”

“...Quantas vezes quis Eu reunir teus filhos, como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não _____________! Eis que a vossa casa vos ficará  ______________...”

“...Portanto eu vos digo que o reino de Deus vos será ___________, e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos ___________...”

O ISRAEL DO NOVO TESTAMENTO

10. De acordo com Paulo, quem é o real judeu após a cruz? Quem são os filhos de Deus no Novo Testamento? Os filhos da carne étnicos ou os filhos da promessa? (Romanos 2:28, 29 e 9:6-9)

“...Porém judeu é aquele que o é _________________, e circuncisão, a que é do _____________, no ___________, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus...”

“...estes filhos de Deus não são propriamente os da ________ , mas devem ser considerados como descendência os filhos da _____________...”

NOTA: Paulo diz que depois da cruz o real judeu não é mais o judeu étnico, mas todo aquele que aceitou a Jesus, o Messias.

11. Como somente, então, pode um judeu étnico se tornar um judeu espiritual, de acordo com o Novo Testamento? (Romanos 11:14, 15, 19-21, 23)

 “...se não permanecerem na ___________________, serão enxertados; pois Deus é poderoso  para os enxertar de novo...”

NOTA: O Novo Testamento é muito claro ao dizer que o termo “Israel” não mais se refere a uma nação étnica, mas a um povo espiritual que aceitou Jesus como Senhor e Salvador.

 12. Há divisão entre judeus e não judeus no Novo Testamento? Como Paulo a chama aqueles que pertencem a Jesus? (Efésios 2:14, 16, 19-22 e Gálatas 3:28, 29)

“...e _________________ ambos em um só ________ com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade...”

“...se sois de Cristo, também sois ________________ de Abraão, e ______________ segundo a promessa...”

NOTA: Não mais existem 2 grupos separados, judeus e gentios. Paulo afirma que todos os crentes em Cristo Jesus, são agora parte de um corpo – a igreja cristã, o Novo Israel. Todas as promessas feitas para Israel que tiveram seu cumprimento depois da cruz são cumpridas no novo Israel que vem da existência da igreja cristã. Qualquer referência, portanto, para o Israel do tempo do fim não deve se referir as nações dos judeus étnicos, mas para o novo Israel trazido a existência pela cruz. – a igreja cristã. Negar isso, significa negar totalmente o ensinamento do Novo Testamento sobre a nação de Israel.

O ÚLTIMO ISRAEL

13. Os 144.000 serão selados para a volta de Jesus. De quem fazem parte e quem eles seguem?  (Apocalipse 7:4  e 14:4)

“...ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil de _________ as tribos dos filhos de ___________...”

“...são eles os seguidores do ______________ por onde quer que vá...”

NOTA: Nos últimos dias, os 144.000 que seguem a Jesus, o “Cordeiro” (João 1:29) vindos das tribos de Israel devem se referir aos judeus espirituais, os cristãos e não aos judeus étnicos.

14. O que acontecerá à terra quando os servos de Deus estiverem sendo selados? Quem Daniel diz que será livrado neste tempo? (Apocalipse 7:3 e Daniel 12:1)

“...Não ________________ nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus...” (Apocalipse 7:3)

“...Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos __________do teu povo...” (Daniel 12:1)

NOTA: O grande final do tempo de atribulação começará. Mas antes disso Deus selará Seu último Israel. Então no final, Deus os livrará. Daniel indica que este é o seu povo. João nos diz em Apocalipse que estes serão livrados. Somando-se a eles, João viu uma grande multidão que não podia ser contada (Apocalipse 7:9).

15. O que o Dragão tentará fazer ao povo remanescente de Deus? (Apocalipse 12:17)

“...Irou-se o _________ contra a mulher e foi __________ com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus...”

NOTA: Esta é a batalha final que procurará destruir o povo remanescente de Deus, o que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus. Esta é a batalha final predita por Daniel.

MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, eu quero fazer parte deste Israel verdadeiro, aquele que guarda os Mandamentos de Deus e tem o Testemunho de Jesus.

Assinatura:________________________ Data: _______________________




ABAIXO O ÍNDICE DAS OUTRAS LIÇÕES DESTE ESTUDO BÍBLICO

Estudo 01
Estudo 02
Estudo 03
Estudo 04
Estudo 05
Estudo 06
Estudo 07
Estudo 08
Estudo 09
Estudo 10
Estudo 11
Estudo 12
Estudo 13
Estudo 14
Estudo 15

Há Vida após a morte ?

Estudo 16
Estudo 17
Estudo 18
Estudo 19
Estudo 20
Estudo 21
Estudo 22
Estudo 23
Estudo 24
Estudo 25
Estudo 26
Estudo 27

A Cruz de Jesus Cristo

Estudo 28


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas