Cap. 11 - VOCÊ
SABE SE COMUNICAR COM CLAREZA?
1
- Que quantidade de informações você acha que consegue assimilar
enquanto escuta alguém?
A - O dobro das que estão sendo transmitidas
B - somente as que estão sendo transmitidas
C - Dez vezes mais do que as que estão sendo transmitida
2
- Quando uma pessoa fala com você, qual sua atitude?
A - Você escuta, e só
B - você se esforça para demonstrar atenção
C - Você interrompe freqüentemente seu interlocutor
3
- Se você acha que a pessoa com quem está conversando esconde
algo que lhe interessa saber, como você entra no assunto?
A - Pergunta se não há mesmo mais nada a ser dito
B - Sugere que talvez vocês estejam se esquecendo de falar sobre
algo importante
C - Cobra diretamente a informação
4
- O que você definiria exatamente como uma "pergunta fechada"?
A - Aquela cuja resposta só pode ser sim ou não
B - É uma pergunta que não tem resposta
C - É uma pergunta indiscreta
5
- Se, ao longo de uma conversa, seu interlocutor diz uma palavra
que você nunca ouviu, você:
A - Pede explicações, sem constrangimentos
B - Força o significado da palavra no contexto, para ver se
assim consegue entendê-la
C - Simplesmente continua a conversa
6
- Quando você encontra uma pessoa pela primeira vez, como é
seu comportamento?
A- Deixa que o outro fale
B - Procura dividir a conversação
C - Você fala o tempo todo
7
- Se você tiver que escrever uma carta sobre um assunto delicado,
como a redige?
A - Com precisão, mas usando um tom coloquial
B - Em termos absolutamente formais, aplicáveis ao caso
C - Refere-se apenas ao essencial, em poucas palavras
8
- Já é uma tese firmada que a comunicação interpessoal é formada
por palavras - a comunicação verbal - e por gestos e maneirismos
- a comunicação não verbal. Em que parcelas você acredita que
essas duas formas de expressão acontecem numa conversa?
A - Um terço de comunicação verbal e dois terços de comunicação
não verbal
B - Meio a meio
C - Um terço de comunicação não verbal e dois terços de comunicação
verbal
9
- Seu interlocutor fala, fala, mas não chega a concluir o pensamento.
Qual a sua atitude?
A - Chama delicadamente sua atenção para o fato
B - Escuta passivamente
C - Interrompe a conversa
10
- De repente, você tem uma frase brilhante na ponta da língua,
mas se a disser corre o risco de interromper a conversa. O que
você faz?
A - Fica de boca fechada
B - Arma uma expressão divertida, esperando que seu interlocutor
pergunte qual o motivo do seu ar de riso
C - Interrompe a conversa, para não perder a oportunidade
11
- A pessoa com quem você está conversando não entendeu muito
bem uma idéia que você acabou de expor. Como você reage?
A - Preocupa-se em reformular a questão de uma outra maneira,
mais compreensível.
B - Repete o conceito exatamente como da primeira vez
C - Zanga-se
12
- Durante uma conversa, pode acontecer de você revelar mais
do que gostaria sobre o assunto em questão, e isso o preocupa.
Você então:
A - Vai com calma, e dá apenas as indicações necessárias ao
caso
B - Procura falar o menos possível
C - Escapa usando uma linguagem obscura e confusa
13
- Em certo momento, seu interlocutor tem uma reação idêntica
à sua em ocasiões semelhantes. Como você a julga?
A - Procura entendê-la dentro do contexto da pessoa com quem
está falando
B - Dá a ela o mesmo significado que teria se fosse sua própria
reação
C - Simplesmente ignora o fato
14
- Você não entende bem um determinado conceito, numa pergunta
que lhe foi feita. Ao responder, como você age?
A - Diz claramente que não entendeu e pede uma nova explicação
B - Não responde
C - Você generaliza
15
- Você quer convencer a pessoa com a qual está conversando sobre
uma decisão a ser tomada, mas nota sua relutância. O que você
faz?
A - Pergunta por que tem dúvida sobre a decisão em questão
B - Espera por outra ocasião mais adequada para um trabalho
de convencimento
C - Insiste com seus argumentos
16
- Alguém lhe faz uma pergunta embaraçosa. Qual a sua reação? A - Diz que prefere não responder
B - Inventa uma mentira
C - Zanga-se
AVALIAÇÃO
-
As
respostas A valem três pontos. Para as respostas B, marque
dois pontos, e um ponto para as respostas C. A seguir, veja
a quantas anda seu poder de comunicação:
-
De
48 e 40 pontos - Você sabe, realmente, se fazer entender.
E não apenas consegue expressar-se com clareza como demonstra
as habilidades de um bom ouvinte. Numa conversa, você é sempre
aquela pessoa que fica à vontade, ainda que atenta, e qual
não demonstra sinais de tensão ou nervosismo. Uma outra qualidade
sua é não se sentir na obrigação de dar sempre uma resposta
brilhante às perguntas que lhe são feitas.
-
De
39 a 26 pontos - A maioria das pessoas fica nesta marca. Se
este é o seu caso, considere que talvez você fale um pouco
demais, e tenha prazer em escutar a própria voz. Você se comunica
bem ainda assim, mas poderia melhorar seu desempenho se tentasse
dar mais espaço aos outros participantes de uma conversa.
Todo mundo vai sair lucrando, na medida em que diminuírem
os "ruídos" da comunicação.
-
De
25 a 16 pontos - Não é possível deixar de reconhecer que aqui
há problemas de comunicação. Se este é o seu caso, será necessário
um empenho extra para superar as dificuldades. Mas vai valer
a pena, na medida em que seu relacionamento com os outros
melhorar - e também a qualidade de seus negócios.
Compilação
Pr. Irineu E. Kock