Cap. 03 - COMO USAR O MICROFONE?
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Seria
difícil imaginar os dias de hoje sem a presença do microfone.
Sua utilidade é incontestável. Ele permite que a comunicação
do orador seja mais natural e espontânea, possibilitando falar
a grandes platéias da mesma forma como se conversa com uma
ou duas pessoas. Mesmo possuindo todas essas qualidades, o
microfone, muitas vezes, é visto como um terrível inimigo,
chegando a provocar pânico em determinados oradores, principalmente
naqueles menos habituados com a tribuna. Isso ocorre por não
se observar certos procedimentos elementares, mas de capital
importância a uma boa apresentação. Vejamos, de forma resumida,
o que deve ser feito para o bom uso do microfone:
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Microfone
de lapela Este
tipo de microfone praticamente não apresenta grandes problemas
quanto à sua utilização; ele é preso na roupa por uma presilha
tipo "jacaré", de fácil manuseio. É muito útil quando se
pretende liberdade de movimentos na tribuna. Para usá-lo
bem, basta atentar aos itens que passaremos a comentar.
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a. Ao colocá-lo na lapela, na gravata ou na blusa, procure deixá-lo
na altura da parte superior do peito, pois ele possui boa
sensibilidade e a essa distância poderá captar a voz com perfeição.
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b. Enquanto estiver falando, não mexa no fio. É comum observar
oradores segurando, enrolando, ou torcendo o fio do microfone.
Já presenciamos casos que se mostraram cômicos; em um deles,
sem perceber, o orador começou a enrolar o fio do microfone
e, quando chegou ao final da apresentação, assustou-se ao
verificar que esta com mais de dois metros de fio nas mãos.
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c. Outra precaução importante a ser tomada ao usar o microfone
de lapela é a de não bater as mãos ou tocar no peito com força,
próximo ao microfone, enquanto estiver falando, porque esses
ruídos também são ampliados, prejudicando a concentração e
o entendimento dos ouvintes.
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d. É perigoso fazer comentários alheios ao assunto tratado de
qualquer microfone, porque sempre poderão ser ouvidos. No
caso do microfone de lapela o problema passa a ser muito mais
grave por causa da sua alta sensibilidade. Ele permite captar
ruídos a uma considerável distância. Isto sem conta que, preso
na roupa, sempre o acompanhará.
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e. Talvez não seja necessário fazer este tipo de comentário,
mas como já presenciamos inúmeros ocorridos desagradáveis,
vale a pena alertar o orador para que não se esqueça de retirar
o microfone quando terminar de falar e for sair da tribuna.
Microfone
de pedestal Este
tipo de microfone exige maiores cuidados para sua melhor
utilização. É um microfone mais comum e encontrável na maioria
dos auditórios. Veja agora o que deverá fazer para evitar
problemas e melhorar as condições de sua apresentação.
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a. Inicialmente verifique como funciona o mecanismo da haste
onde o microfone se sustenta e se existe regulagem na parte
superior onde ele é fixado. Treine esses movimentos, abaixando
e levantando várias vezes a haste, observando atentamente
todas as suas peculiaridades. Evidentemente essa tarefa deverá
ser realizada bem antes do momento de se apresentar, de preferência
sem a presença de nenhum ouvinte. Se isto não for possível,
verifique a atuação dos outros oradores mais habituados com
o local e como se comportam com o microfone que irá usar.
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b. Já familiarizado com o mecanismo de regulagem da altura, teste
a sensibilidade do microfone para saber a que distância deverá
falar. Normalmente a distância indicada é de dez a quinze
centímetros, mas cada microfone possui características distintas
e é prudente conhecê-las antecipadamente. Se durante o teste
estiver acompanhado de um amigo ou conhecido, peça que ele
fique no fundo da sala e diga qual a melhor distância e qual
a altura ideal da sua voz.
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c. Ao acertar a altura do microfone, procure não deixar na frente
do rosto, permitindo que o auditório veja o seu semblante.
Deixe-o a um ou dois centímetros abaixo do queixo.
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d. Ao falar, não segure na haste e fale sempre olhando sobre
o microfone; dessa forma o jato da voz será sempre captado:
assim, quando falar com as pessoas localizadas nas extremidades
da sala, ou sentadas à mesa que dirige a reunião, normalmente
posicionada no sentido lateral, gire o corpo de tal maneira
que possa sempre continuar falando com os olhos sobre o microfone.
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e. Fale, não grite, isso mesmo, aja como se estivesse conversando
com um pequeno grupo de amigos. Isso não quer dizer que deverá
falar baixinho, sem energia; ao contrário, transmita sua mensagem
animadamente, com vibração, mas sem gritar.
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f. Se for preciso segurar o microfone com a mão para se movimentar
na tribuna, o cuidado com o jato de voz deverá ser o mesmo;
nesse caso não movimente a mão que segura o microfone e deixe-o
sempre à mesma distância.
Microfone
de mesa
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O
microfone de mesa requer os mesmo cuidados já mencionados,
com a diferença de normalmente ser apoiado sobre uma haste
flexível. Ao acertar a altura não vacile, faça-o com firmeza
e só comece a falar quando tiver posicionado da maneira desejada.
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Se
lhe oferecerem um microfone no momento de falar, antes de
aceitar ou recusar, analise algumas condições do ambiente.
Se os outros falaram sem microfone e se a sala não for muito
ampla e permitir que a voz chegue até os últimos ouvinte,
sem dificuldade, poderá recusá-lo. Se alguns oradores se apresentaram
valendo-se do microfone, ou se sentir que o tamanho da sala
e a acústica impedirão sua voz de chegar bem até os últimos
elementos da platéia, aceite-o.
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Se
o microfone apresentar problemas e você perceber que eles
persistirão, desligue-o e fale sem microfone. Não peça opinião
a ninguém sobre essa atitude. A apresentação é sua e você
é o responsável pelo seu bom desempenho. O microfone deve
ajudar a exposição. Se, ao contrário, atrapalhar, é preferível
ficar sem ele.
Compilação
Pr. Irineu E. Kock
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