Guia completo sobre saúde com descrição e importância dos principais alimentos naturais(frutas, verduras, etc.).

Prevenção e tratamento natural das principais doenças.

Também você terá centenas de receitas vegetarianas.


Voltar a Página Inicial
Ir para a Página Anterior Ir para a Proxíma Página

Cap. 03 - 3. Raízes e Tubérculos
Rábano

Além do rábano si silvestre, a família das Crucíferas ainda nos oferece o rábano (Raphanus sativus). Como país aborígene deve considerar-se provavelmente a Asia e como planta. originária a mostarda silvestre. E raro apresentar-se no estado natural e desde há séculos que se vem cultivando.
Propriedades e Aplicações -- O rábano contém os mesmos elementos ativos que os seus semelhantes o rábano silvestre, o agrião e a cocleária.

Tal como o rábano silvestre, o rábano vulgar estimula a função das glândulas digestivas, o que tem como conseqüência abrir o apetite. O seu emprego está indicado nos catarros do aparelho digestivo. Cumpre salientar também o excelente efeito, sobretudo o do suco de rábano, no fígado e nos condutos biliares. Aumenta a produção de bílis pelas células hepáticas, suprime as retenções biliares, influi favoravelmente nas inflamações dos condutos biliares de todos os tipos, assim como na formação de areias e cálculos. O consumo do suco fresco, durante meses, pode conseguira cura completa do doente de cálculos biliares, desde que leve uma vida sã. É muito provável uma influência direta e favorável em todo o metabolismo.

Além de estimular a secreção biliar, o rábano também tem um efeito diurético, que se pode utilizar nos casos de acumulação de água nos órgãos digestivos, desde que não haja nenhuma doença inflamatória dos rins.

Finalmente, os rábanos atuam como dissolventes de mucosidades, assim como fomentadores da expectoração na tosse persistente e seca. É portanto oportuno o seu emprego na tosse convulsa e noutras manifestações de bronquite. Nos processos tuberculosos inflamatórios agudos com febre e suor noturno é necessário proceder com a maior precaução.

Modo de Emprego -- Mantém-se o princípio de que o rábano, para uso médico, não deve tornar-se com sal, mas sim com mel ou açúcar não refinado.

Esvazia-se o rábano, mediante um orifício pequeno que se lhe faz na parte inferior; enche-se a cavidade com açúcar mascavo e mel e coloca-se num recipiente que recolha o suco. Toma-se este às colheradas, eventualmente diluído em água quente. Cortado em rodelas e pulverizado com sal, consome-se cru. Também é muito conveniente a salada de rábanos, de diferentes preparações. Finalmente, também se aplica na - manteiga de rábano.

O rábano encarnado ou rabanete é da mesma família que o rábano vulgar, mais pequeno, de forma esférica, com casca de um vermelho vivo, mas de sabor mais suave. A sua eficácia equivale à do rábano, mas em menor grau.

Biblia MP3 em CD-ROM



Programas Evangelicos
Mensagens Evangelicas