Guia completo sobre saúde com descrição e importância dos principais alimentos naturais(frutas, verduras, etc.).

Prevenção e tratamento natural das principais doenças.

Também você terá centenas de receitas vegetarianas.


Voltar a Página Inicial
Ir para a Página Anterior Ir para a Proxíma Página

Cap. 03 - 3. Raízes e Tubérculos
Beterraba

A beterraba vermelha (Beta vulgaris cruenta rubra) é uma variedade de beterraba comum. A sua raiz grossa a carnuda contém um suco vermelho sanguíneo.
Composição -- A beterraba apresenta um teor de hidrocarbonatos de 6 a 9%, figurando entre eles sacarose, frutose e rafinose; embora pese ao seu escasso teor em proteína (de 1,10 a 1,8 %), a verdade é que figuram nela os aminoácidos de grande valor biológico: asparraguina, glutamina e glucocola, e um excesso de bases, devido ao seu teor em potássio,sódio, magnésio e cálcio; também se conhece a presença de dois metais raros (rubídio e césio), cujo significado biológico ignoramos completamente.

Deve-se ter também presente o escasso teor vitamínico. Mas tudo isto não nos diz grande coisa com respeito ao verdadeiro significado alimentar, fisiológico e eventualmente terapêutico deste vegetal, enquanto não tivermos análises químicas mais minuciosas.

Propriedades e Emprego -- Temos de nos fiar por agora nas aparências práticas quanto ao seu valor nutritivo e medicinal, e este fala-nos até hoje de um efeito diurético, de eliminação de sais e de ácidos úricos, de depuração e de renovação do sangue, assim como de excitação do estômago, intestinos, fígado e vesícula. Qualquer pessoa pode sentir rapidamente estes efeitos consumindo duas vezes por dia o suco cru acabado de fazer, numa quantidade de 50 a 100 ml, antes das refeições. Suporta-se melhor diluído.

0 suco em cru e a salada de beterraba cozida servem para enriquecer a alimentação de doentes, de circulação e do metabolismo, assim como na anemia.

Biblia MP3 em CD-ROM



Programas Evangelicos
Mensagens Evangelicas