Clique para saber mais!!!
Mensagens Que elevam ao Céu !! Programas Evangelicos

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

As Revelações do Apocalipse

Este estudo contém ao todo 24 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-la com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.

Assuntos deste estudo: O mistério de Babilônia, A Grande Meretriz, a grande prostituta do Apocalipse.


ESTUDO 21

O Mistério de Babilônia, a grande meretriz

O Apocalipse contém o último chamado do Deus de amor para os moradores da Terra ( Apocalipse 14:6-14 ), expõe-nos as artimanhas de Satanás e descreve a organização que ele tem para o seu trabalho. Nenhum outro livro ostenta um conteúdo de tanta importância como este, para o homem moderno. Sua mensagem é tão crucial e imperativa que Deus pronunciou uma terrível sentença sobre todo aquele que tentar alterar sua mensagem ( Apocalipse 22:18, 19 ). Uma das tremendas revelações que Deus nos faz neste livro é a respeito do que Ele chama o mistério de Babilônia, a grande meretriz, e de como o conteúdo dessa mensagem pode afetar nossa salvação. Vamos analisá-lo neste estudo.

BABILÔNIA, SÍMBOLO DE APOSTASIA ESPIRITUAL

1. Que tragédia deixa a descoberto a proclamação das três mensagens angélicas? Apocalipse 14:8.

" , a grande ..."

Nota: Aqui está falando de uma babilônia mística ou simbólica, pois a literal já havia sido destruída nos tempos do Antigo Testamento e Isaías 13:19-21 declara que nunca mais seria habitada. É interessante notar que a Bíblia de Jerusalém (tradução católica com imprimatur), comentando Apocalipse 17:5 diz que "Babilônia é o nome simbólico de Roma". Devido ao sentido eminentemente religioso da mensagem dos três anjos, devemos interpretar esta caída como espiritual ou religiosa. O comentário da Bíblia de Jerusalém diz que Roma arrastou todas as nações à idolatria.

2. Que ordem de Deus aos sinceros que ainda estão em Babilônia demonstra que sua caída religiosa é grave? Apocalipse 18:2-4.

"Ouvi outra voz do Céu, dizendo: dela, , para não serdes em seus pecados e para não de seus flagelos."

Nota: Esta solene declaração divina demonstra que há pessoas bem-intencionadas dentro de Babilônia, os quais demonstrarão sua sinceridade obedecendo à ordem de Deus de sair dela.

OUTRA FIGURA DE DEGRADAÇÃO RELIGIOSA DA BABILÔNIA MÍSTICA

3. Sob que outra figura de degradação Deus apresenta a igreja caída? Apocalipse 17:1-5.

"... grande ..." ( Apocalipse 17:1 ).

"... vi uma montada numa escarlate, repleta de nomes de com e " ( Apocalipse 17:3 ).

"Na sua fronte achava-se escrito um nome, mistério: a mãe das ..." ( Apocalipse 17:5 ).

Nota: Assim como em Apocalipse 12 uma mulher pura é símbolo adequado da igreja fiel, aqui aparece uma meretriz como símbolo de uma igreja que se prostituiu; que teve uma queda doutrinária. A Bíblia de Jerusalém comenta que a prostituição é o símbolo da idolatria. Um antecedente bíblico ajuda a entender este ponto de vista, encontramo-lo em Ezequiel 16:15: "confiaste na tua formosura, e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava para seres dele". Outro exemplo: "com seus idolos adulteraram... ainda isto Me fizeram... profanaram os Meus sábados" ( Ezequiel 23:37, 38 ).

4. Onde a igreja caída teria a sua sede? Apocalipse 17:3, 4, 7, 9, 15.

"... montada numa ... que tinha e dez ."

"As sete cabeças são sete nos quais a mulher está sentada."

"... As águas que viste onde a meretriz está assentada, são , , e ."

Nota: "As sete cabeças são as sete colinas de Roma" (Comentário da Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 17:3 ). A besta (Roma) leva sentada sobre si uma igreja prostituída, o que dá a entender claramente que teria sua sede em Roma, a cidade dos 7 montes. Outra revelação que nos faz Deus neste capítulo de Apocalipse é que essa igreja de Roma seria católica (católica quer dizer universal), pois estava sentada sobre muitas águas que significam "povos, multidões, nações e línguas" ( Apocalipse 17:15 ).

5. Do ponto de vista de Deus, qual seria a influência religiosa negativa que exerceria a Igreja de Roma sobre a Humanidade? Apocalipse 17:2, 4; 18:2-4

"... e com o de sua devassidão, foi que se os que habitam na Terra."

"pois todas as tem do do furor da sua ..."

Nota: A igreja caída serve às nações o vinho do cálice de suas doutrinas adúlteras. Com elas tem embriagado os crentes, os quais não percebem os erros mencionados. Vejamos alguns poucos dos muitos exemplos que lamentavelmente existem. Contrastaremos a doutrina pura com a adulterada para facilitar a compreensão.
Doutrina
Pura Adulterada
A Bíblia é a Palavra de Deus, regra de fé e de doutrina ( II Timóteo 3:15-17; II São Pedro 1:19 ). A tradição ( São Marcos 7:6-13; Gálatas 1:6-9; Apocalipse 22:18, 19 ).
Cristo é o único e suficiente Salvador ( Atos 4:10-12 ); Cristo é o único suficiente Mediador ( I Timóteo 2:5; São João 14:6 ). A mediação de outros, ex.: Maria, os santos.
Somos salvos pela graça ( Efésios 2:8, 9 ) e justificados pela fé, gratuitamente ( Romanos 3:24 ). As peniténcias, obras meritórias.
A fé não anula a lei ( Romanos 3:31 ), mas descreve a conduta ética cristã que vive aquele que foi perdoado e justificado pela fé na graça ( São João 8:3-11; I São João 3:4; Efésios 4:28; I São João 2:3-5 ). O crente guarda a lei como fruto da nova vida em Cristo; como expressão de amor a Cristo ( São João 14:15 ). A lei não foi mudada por Jesus e Ele não autorizou mudança nenhuma ( São Mateus 5:17, 18 ). Por isso o crente guarda os mandamentos ( Apocalipse 14:12 ). Ensina que se pode mudar a lei e adulterá-la.
O segundo mandamento da Santa Lei de Deus proíbe adorar ou venerar e/ou render culto a imagens ( Êxodo 20:4-6 ). Há muitíssimas declarações bíblicas que falam que é irracional pedir auxilio e render culto a objetos inanimados ( Isaías 44:9-20; 46:8-10 ). Deus disse que não quer ser adorado através das imagens ( Isaías 42:8, 17 ). Ele é Espírito e pede um culto espiritual ( São João 4:23, 24 ). Fazer imagens, acender velas perante imagens, pedir-lhes alguma graça, fazer promessas, orar ajoelhado diante de imagens, etc. Tirar este mandamento ao ensinar o povo por meio do catecismo. Mas na Bíblia o mandamento está escrito.
O quarto mandamento ensina observar o santo sábado ( Êxodo 20:8-11 ). Nosso Senhor Jesus guardou o sábado ( São Lucas 4:16 ), a bem-aventurada virgem Maria e outras piedosas mulheres o guardaram ( São Lucas 23:54-56 ); Jesus disse que não se pode mudar a lei ( São Mateus 5:17, 18 ). O anticristo mudaria ( Daniel 7:25 ). Mas os fiéis guardariam os mandamentos de Deus ( Apocalipse 14:12 ), por isso no novo Céu e na Nova Terra seguir-se-á guardando o sábado ( Isaías 66:22, 23 ). Deixaram de guardar o sábado e ensinam a guardar o domingo ( São Tiago 2:10; São Lucas 6:46 ).
Os mortos estão dormindo ( São João 11:1-14 ), inconscientes ( Eclesiastes 9:5, 6 ) até a ressurreição ( São João 5:28, 29 ) quando receberão a vida eterna ( I Coríntios 15:20-23 ). Não há outra oportunidade depois da morte ( Hebreus 9:27 ) nem pode alguém ser salvo por méritos de outra pessoa que está fazendo penitências ( Romanos 14:12 ). As doutrinas do purgatório, indulgências, etc., derivadas da idéia errônea de que os mortos vivem. E existem muitos outros exemplos mais.

BABILÔNIA TEM IGREJAS-FILHAS

6. Que palavras escritas na testa de Babilônia demonstram que há igrejas fihas que partilham da parte de seus erros religiosos? Apocalipsé 17:5.

"... Babilônia a grande, a das e das abominações da Terra."

Nota: A visão do Apocalipse revela que Roma é a igreja-mãe. Esta tem filhos que a deixaram e filhas que saíram dela, mas apesar de havê-la abandonado conservam muito de seus vícios e da sua conduta religiosa equivocada. Saíram da casa da mãe meretriz, mas embriagados com o vinho doutrinário que ela havia adulterado. Este versículo nos ajuda a entender que evidentemente Babilônia é uma espécie de sobrenome ou nome de família e que a grande Babilônia inclui Roma e as outras igrejas guardadoras do domingo, etc. Isto pode causar admiração, mas Deus o revela com clareza.

O CHAMADO MISERICORDIOSO DE UM DEUS AMORÁVEL

7. Por que razões específicas diz Deus que castigará Babilônia? Apocalipse 14:8.

"... que tem dado a a todas as do da fúria da sua ."

Nota: Isto realça indiscutivelmente a tremenda importância que tem para Deus a necessidade de manter as doutrinas puras, como Ele as deu e respeita-las.

8. Há muitos que crêem que devemos reformar as igrejas que têm caído. Que diz Deus aos que estão em Babilônia? Apocalipse 18:4.

"Ouvi outra voz do Céu, dizendo: dela, povo Meu..."

9. Quais são as razões pelas quais o Deus de amor nos ordena a sair das igrejas caídas no erro? Apocalipse 18:4.

"para não serdes em seus e para não participardes dos seus ."

Nota: A razão pela qual há sinceros dentro das igrejas equivocadas é porque ignoram o que temos descoberto ao estudar a revelação de Deus que está no Apocalipse. Mas permanecer nestas igrejas depois de conhecer a vontade do Senhor seria um ato de desobediência e rebelião que identificaria essas pessoas com os pecados de Babilônia pelo que Deus Se vê obrigado a castigá-los com as pragas ou flagelos destinados a Babilônia. Por isso o Salvador diz: Sai dela, povo Meu.

SENDO LEAIS À VOZ DE NOSSO SENHOR JESUS

10. Que instrução divinamente inspirada deu São Pedro àqueles que descobriram que estavam em uma igreja equivocada? Atos 2:37, 38.

"Respondeu-lhes Pedro: e cada um de vós seja em nome de Jesus Cristo para a dos vossos pecados ..."


MINHA DECISÃO - Senhor, que eu permita apenas Tua palavra para me dirigir em toda verdade, e que eu não resista a voz to Teu Santo Espírito, e que meu coração sincero e desejoso de saber apenas a verdade, me dirija nas decisões que devo tomar para herdar a vida eterna.

Nome:_________________________________ Data:______/ ______/ ________




Acesse aqui as demais lições sobre o Apocalipse


Lição 01 Lição 07 Lição 13 Lição 19
Lição 02 Lição 08 Lição 14 Lição 20
Lição 03 Lição 09 Lição 15 Lição 21
Lição 04 Lição 10 Lição 16 Lição 22
Lição 05 Lição 11 Lição 17 Lição 23
Lição 06 Lição 12 Lição 18 Lição 24

Clique para saber mais!!!
Mensagens Que elevam ao Céu !! Programas Evangelicos

PÁGINA INICIAL
240414 - 2001/2014©JesusVoltara.com.br

240414