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Assuntos deste estudo: Hora do juízo - Julgamento final, a profecia dio Apocalipse que revela o a hora do Juízo Final.
ESTUDO
15
A
profecia que revela a hora do juízo
Em
nosso estudo anterior, vimos que a cerimônia da purificação
do santuário terrestre era símbolo do juízo investigativo anterior
à segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Apocalipse 14:6, 7 nos
revela dois fatos:
que
há uma hora determinada para o início do juízo no Céu, e
que
haveria na Terra aqueles que a anunciariam.
Os
livros de Daniel e Apocalipse se complementam maravilhosamente.
O primeiro deles tem uma impressionante profecia que diz quando
ocorreria a purificação do santuário (juízo investigativo) e
a restauração da verdade que havia sido lançada por terra pelo
anticristo.
Nota:
Um dia profético (ou uma tarde e uma semana) tem sido interpretado
biblicamente como equivalente a um ano literal ou real; por
exemplo: Ezequiel 4:6, 7 e
Números 14:34 . Esta
linguagem é familiar na Bíblia (Ex. : Levítico 25:8 ).
2. A partir de que data começariam a contar-se os 2.300 dias proféticos
(anos)? Daniel 9:25.
"...
Desde a saída da
para
e
Jerusalém."
Nota:Esdras, capítulo 7, deixa
documentado que o decreto de Artaxerxes foi no ano de 457 AC.
As setenta semanas são a primeira parte da profecia dos 2.300
dias e predizem acontecimentos que ocorreriam na Terra. Por
isso foram dadas, entre outras coisas, como um selo de garantia
da validade da profecia ( Daniel 9:24 ), a fim
de dar-nos confiança na parte da profecia que se cumpriria no
Céu, onde nossos olhos não podem ver. Ambos os períodos começam
simultaneamente. Portanto, os 2.300 anos começaram no ano 457
AC e se estenderam até o ano de 1.844 AD. Nessa data seria purificado
o santuário celestial e a verdade seria restaurada na Terra.
O
SELO DE GARANTIA QUE DEUS COLOCOU NA PROFECIA
3. Como podemos comprovar historicamente que o selo de garantia
dos 2.300 dias (as 70 semanas) se cumpriu? Daniel 9:23-27.
Nota:
As letras que aparecem entre parênteses nas respostas: (a),
(b), etc., coincidem com as mesmas letras que estão no diagrama
seguinte, e o ajudarão a encontrar mais facilmente os acontecimentos
mencionados.
As
70 semanas começam junto com os 2.300 dias no ano 457 AC (a)
com o decreto de Artaxerxes. Ao se cumprirem as 7 semanas de
anos iniciais do período de 70 semanas, seriam reconstruídas
as praças e os muros de Jerusalém. (b) Isto ocorreu no ano 408
AC. A partir desta data haveria outras 62 semanas de anos (mais
434 anos) até que Se manifestasse o Messias ( Daniel
9:24, última parte, 25 ). Isto nos leva até o ano 27 AD
(c) que é o 15º ano de Tibério César e o 780º de Roma. Nesse
ano Jesus foi batizado no Jordão, ungido pelo Espírito Santo,
e começou Seu ministério público como o Messias (que quer dizer
ungido). ( São Lucas 3:1-3,
21,22; Atos 10:37, 38 .)
A partir do batismo de Jesus, resta uma semana de anos das 70.
Nela se tiraria a vida do Messias ( Daniel 9:26 ). Esta
morte redentora que estabeleceria "firme aliança com muitos",
e que acabaria com os sacrifícios que eram símbolos do sacrifício
de Jesus, ocorreria na metade da semana de anos (d) ( Daniel 9:27 ), ou
seja, três anos e meio depois do batismo. E isto foi exatamente
o que ocorreu no ano 31 AD. No ano 34 (e) terminaria o tempo
separado especialmente para os judeus ( Daniel 9:24 ). Durante
o cumprimento das 70 semanas Jesus havia enviado Seus discípulos
"às ovelhas perdidas da casa de Israel" ( São Mateus
10:5 ), mas profetizou que este privilégio passaria aos
gentios, isto é, aos não-judeus ( São Mateus 10:5, 6 ).
Por isso, depois do ano 34 São Paulo prega que havia chegado
o tempo de voltar-se para os gentios ( Atos 13:46 ). "E
o povo de um príncipe, que há de vir" (os romanos)
destruiria Jerusalém e seu santuário; isto se cumpriu com Tito,
general romano, na guerra de 70 AD. As 70 semanas se cumpriram
minuciosamente, colocando assim seu selo de autenticidade sobre
o resto da profecia, que se cumpriria no Céu, mais distante
de nossos olhos: o início do juízo investigativo em 1844 (f).
2
3
0
0
d
i
a
s
/
A
n
o
s
4
9
0
A
n
o
s
457
A.C.
(a)
Decreto
de Artaxerxes ordenando a reconstrução da cidade de Jerusalém.
Esdras 7:12
408
A.C.
(b)
Jerusalém
reconstruída e o Estado judeu restaurado. Esdras
7:26
A
validade do santuário terrestre terminou com a morte de Cristo
na cruz. São Mateus 27:51 diz
que nesse momento "Eis que o véu do
se
de alto a baixo em duas partes" (isto foi no ano 31 AD).
A
taça da paciência de Deus com a nação judaica foi derramada
ao se finalizarem as 70 semanas (no ano 34 AD, Daniel 9:24, 27 ).
Esse templo seria destruído pelos romanos ( Daniel 9:26 ).
Considerando
que a purificação do santuário seria em 1844, fica claro que
nesta ocasião já não teria vigência o santuário terrestre. Por
isso é que São Paulo diz em Hebreus 9:23, 24:
"...
Porque Cristo
entrou em sartuário
do verdadeiro, porém
, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus." Recordemos
que na segunda parte de Apocalipse 11 , onde se
relatam acontecimentos que precedem a segunda vinda de Cristo
(tempo do juízo investigativo), São João diz ( Apocalipse 11:19 ):
"
o templo de Deus que se acha no
, e foi vista a
da aliança [que fica no lugar santíssimol no seu
."
Recordemos
que somente no dia da purificação do santuário (símbolo do juízo
investigativo) o sumo sacerdote entrava no santíssimo. Evidentemente
ali entrou Jesus em 1844.
5. Como ficariam alguns aspectos proféticos do livro de Daniel
até que chegasse o tempo do fim? Daniel 12:4.
Tu,
porém, Daniel,
as palavras e
até o
do
; muitos o esquadrinharão e o saber se multiplicará."
Nota:
Próximo ao ano em que começaria o juízo investigativo muitos
estudiosos da Bíblia descobriram a data, mas devido às tradições
teológicas de seus dias, pensaram que a purificação do santuário
era o regresso de Jesus à Terra. Por isso experimentaram o desapontamento
de 1844. 0 mais surpreendente neste assunto é descobrir que
há uma profecia no Apocalipse na qual se revela que Deus os
conduziu ao desapontamento com um propósito muito especial.
A
PROFECIA ACERCA DO DESAPONTAMENTO
6. Em Daniel 12 se ordenou selar
a profecia "até o tempo do fim". Como aparece no tempo do fim
o livrinho profético que estava na mão do anjo, e que ordem
foi dada a João? Apocalipse 10:1, 2,
8, 9.
Que
tomasse o livro profético e o comesse. Em sua boca seria
como o mel, mas
ao seu estômago (desapontamento).
Nota:
Depois da descrição de uma solene cena de juramento em que se
assinala que no tempo do fim se cumpriria o mistério da salvação
de Deus ( Apocalipse 10:3-7 ),
diz-se ao apóstolo São João, representando os crentes, que entre
na cena profética. Aqui não diz que o remanescente fiel, representado
por São João, estivesse fazendo algo indevido. Foi Deus quem
lhe ordenou fazê-lo e Ele o fez por uma importante razão que
veremos neste estudo.
7. Que declaração da profecia indica que o remanescente fiel realmente
haveria de passar pela experiência do desapontamento? Apocalipse 10:10.
"...
E o
, e na minha boca era
como mel; quando, porém, o comi, o meu
ficou
."
Nota:
A idéia de que Jesus haveria de voltar em 1844 lhes foi doce
como o mel. Mas o desapontamento foi intensamente amargo. Este
não ocorreu por falta de revelação, visto que a Santa Bíblia
dizia que Jesus não é sacerdote do santuário da Terra, mas do
celestial ( Hebreus 8:1, 2, 4,
5; 9:23, 24 ).
Sim.
O desapontamento da cruz. Embora Jesus lhes tivesse dito que
morreria, eles não entenderam por que esperavam que Se manifestasse
com o poder que bá de revelar em Sua segunda vinda. Por isso,
na hora da crucifixão experimentaram um amargo desapontamento
que desanimou aos insinceros mas levou os crentes honestos a
uma atitude de estudo e investigação. Há vários paralelos significativos
entre a experiência dos discípulos e dos que sofreram o desapontamento
de 1844. Os crentes que ficaram como remanescentes do desapontamento
da cruz
experimentaram
um angustioso desapontamento que os deixou fora de sua congregação
judia,
Jesus
lhes abriu o entendimento para que compreendessem o que estava
escrito ( São Lucas 22:44, 45
),
Produziu-se
um redescobrimento de verdades bíblicas lançadas por terra
pelas tradições ( São Lucas 24:25-27
),
Receberam
a ordem de pregar o que descobriram por revelação nas Sagradas
Escrituras ( São Lucas 24:45-48
).
9. Que devia fazer o remanescente fiel que surgiria do desapontamento
de 1844? Apocalipse 10:11.
"...
É necessário que ainda
a respeito de muitos
,
,
e
." ( 0 mesmo que se pediu aos crentes que ficaram como remanescente
fiel depois do desapontamento da cruz.)
Nota:
Assim como os apóstolos amavam sua Igreja judaica e não pensavam
deixá-la, os que passaram pelo desapontamento não tinham intenção
de formar uma nova Igreja. Suas congregaçôes, porém, tinham
muitos erros doutrinários introduzidos pelo anticristo durante
a Idade Média, e necessitavam do conhecimento de algumas verdades
bíblicas essenciais. Além disso, muitos insinceros se uniram
ao movimento por temor do juízo que viria, convertendo-se em
pesado lastro. Assim, não poderiam pregar o Evangelho eterno
de maneira pura e completa. Por isso Deus usou o estranho método
que já havia utilizado com bons resultados na hora da Cruz:
Permitiu
que experimentassem o desapontamento.
Assim
foram expulsos de suas diversas congregações, e ao se encontrarem
fora, formaram tacitamente uma nova congregação, com um denominador
comum: investigação sincera e ardente da santa Bíblia em busca
de luz e resposta celestiais, e as receberam.
Redescobriram
as verdades lançadas por terra.
Estiveram
em condições de cumprir a ordem de pregar (como o fizera a
Igreja primitiva) a todo o mundo, e o estão fazendo, em obediência
à ordem divina expressa na profecia.
Nota:
Os adventistas do sétimo dia têm a seu favor o fato de ser o
único movimento religioso surgido na hora profética (1844),
de acordo com o padrão profético do desapontamento predito em
Apocalipse 10 e com a
restauração das verdades bíblicas que haviam sido lançadas por
terra pelo anticristo. Por isso não têm dúvidas quanto a sua
identidade como remanescente fiel que espera o retorno de Jesus.
MINHA
DECISÃO - Sendo que meu nome será
considerado no juízo final, rogo a Jesus, meu
advogado e defensor, que me defenda e cubra com os méritos
de seu sangue e que me ajude a ser fiel súdito
de seu novo reino.