Guia completo sobre saúde com descrição e importância dos principais alimentos naturais(frutas, verduras, etc.).

Prevenção e tratamento natural das principais doenças.

Também você terá centenas de receitas vegetarianas.


Voltar a Página Inicial
Ir para a Página Anterior Ir para a Proxíma Página

Cap. 15 - Alimentação Moderna da Criança
Alimentação Dobrada
Quando uma criança tem à sua disposição leite suficiente no seio materno e este é racionalmente utilizado e mesmo assim não engorda, não se deve procurar a causa na natureza do leite, mas sim na constituição da criança. Em tais casos importa recorrer a uma alimentação mista, unindo a mamadeira ao leite materno. Este tipo de alimentação tem sido amplamente ensaiado corno superior à alimentação completamente artificial; pode ser muito recomendável no caso de, como dizíamos, o leite da mãe não ser suficiente para a alimentação do filho, ou de, por motivos puramente econômicos ou sociais, a mãe não poder dar o seio ao filho mais de duas ou três vezes por dia.

Aos pequenos de mais de três meses pode administrar-se como complemento do leite da mãe uma mistura da farinha integral de trigo cozido com leite de vaca, segundo lhe corresponda pela idade e pelo peso numa alimentação completamente artificial, conforme se pode ver na epígrafe seguinte.

Nos pequenos que têm menos de três meses é arriscado provocar rápidas mudanças no seu regime alimentar.

A forma de administrar esta alimentação pode consistir em dar a mamadeira em vez de uma mamada, na altura correspondente a esta, ou, então, depois da mamada dar o complemento com a mamadeira. Deve preferir-se o último processo, porque a sucção excita a produção láctea do peito da mãe. Por motivo parecido, deve fazer-se a abertura da mamadeira tão pequena quanto possível, de modo que o lactente não encontre demasiado fácil a bebida na mamadeira, e não queira por isso a forma de sucção no peito.

Biblia MP3 em CD-ROM



Programas Evangelicos
Mensagens Evangelicas