Clique para abrir o Menu

Dicionário e Enciclopédia Bíblica



O mais completo Dicionário Bíblico em Lingua Portuguesa - Mais de 2.600 termos e Nomes Bíblicos.
Saiba os Significados de Nomes na Biblia.

Escolha Abaixo no MENU a letra corespondente da palavra que procura para abrir

JOSIAS
Sarado por Jeová, ou Jeová apoiará.


Filho de Amom e seu sucessor no trono de Judá (2Rs 22:1; 2Cr 34:1). A sua história está registada em 2Rs 22 e 23. Ele é o primeiro entre todos os reis da linhagem de David a demonstrar com firmeza a sua lealadade para com Deus (2Rs 23:25). Ele “fez o que era recto aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de David, seu pai”. Ascendeu ao trono com oito anos e parece que somente oito anos depois é que ele começou a “seguir os caminhos do Deus de Davi, seu pai”. Com essa idade, Josias entregou-se a Deus. Distinguiu-se por iniciar uma guerra de extermínio contra a idolatria prevalecente, que praticamente se tornara na religião estatal durante cerca de setenta anos (2Cr 34:3; comp. Jr 25:3, 11, 29).

No 18º ano do seu reinado, ele decidiu reparar e embelezar o templo que, com o tempo e a violência, ficara extremamente danificado (2Rs 22:3, 5, 6; 2Rs 23:23; 2Cr 34:11). Enquanto o trabalho estava a ser feito, Hilquias, o sumo sacerdote, encontrou o rolo que era provavelmente a cópia original da lei, todo o Pentateuco escrito por Moisés.

Quando este livro foi lido perante ele, o rei ficou alarmado com as coisas que ele continha e procurou Hulda, a “profetiza”, para que ela o aconselhasse. Ela, por entre palavras de arrependimento, disse-lhe que ele se reuniria com os seus pais em paz, antes que os dias mais conturbados chegassem. Josias imediatamente reuniu o povo e envolveu-o na renovação do seu antigo concerto nacional com Deus. A Páscoa era, então, celebrada com uma magnificência pouco usual, tal como acontecera nos dias do seu grande antecessor, Ezequias. Todavia, “o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, ira com que ardia contra Judá” (2Rs 22:3-20; 2Rs 23:21-27; 2Cr 35:1-19). Durante esta grande revolução religiosa, Jeremias deu a sua ajuda através de exortações diligentes.

Pouco depois disto, Faraó-Neco, o rei do Egipto, em expedição contra o rei da Assíria, pretendendo conquistar Carquemis, procurou obter passagem através do território judaico, para si e para o seu exército. Josias recusou tal pedido. É provável que Josias tivesse feito uma nova aliança com o rei da Assíria e, fiel à sua palavra, procurou opôr-se ao progresso de Neco.

O exército de Judá saiu a encontrar-se com o do Egipto em Megido, junto à planície de Esdraelon. Josias saiu para o campo disfarçado e foi fatalmente ferido por uma seta atirada ao acaso. Os que o socorreram, transportaram-no para Jerusalém mas, ao chegarem a Hadadrimom, que se situava a alguns Km a sul de Megido, Josias morreu (2Rs 23:28, 30; comp 2Cr 35:20-27), após um reinado de 31 anos. Foi sepultado com grandes honras, cumprindo, assim, a profecia de Hulda (2Rs 22:20; comp. Jr 34:5). Jeremias compôs uma elegia fúnebre sobre o melhor dos reis de Israel (Lm 4:20; 2Cr 35:25). A explosão de dor nacional aquando da sua morte tornou-se proverbial (Zc 12:11; comp. Ap 16:16).






Biblia Falada em MP3