Nesta página você encontra dezenas de Sermões Biblicos de renomados pastores para você conhecer mais da palavra de Deus ou para usar em suas pregações em sua igreja.

CLIQUE para voltar a página inicial dos Sermões Online

177 Sermões Evangelisticos

O Juízo

Pr. Stina


Para Ouvir ligue ou aumente o som de seu computador

Estamos agora diante de uma cena de julgamento. Não vemos uma tribuna mas tronos e num deles se assentou o ancião de dias, Aquele que sempre existiu. A sua roupa não é uma toga preta, mas é branca como a neve, e os seus cabelos são brancos como a lã. (Dan. 7:9).

Ele é Aquele a quem foi dada toda autoridade para julgar: "Portanto Deus estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando o dentre os mortos" (Atos 17:31).

O nome do juiz é Jesus, o leão da tribo de Judá, também chamado de Cordeiro de Deus e conhecido como Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz. (Isa. 9:6).

Livros são abertos com os registros e autos de cada nome. Um dos livros é o livro da vida (Apoc. 20:12), que contém o nome de todos aqueles que alguma vez creram no sacrifício de Jesus para serem salvos. (S. Lucas 10:20; Fil. 4:3; Dan. 12:1 e Apoc. 21:27) O outro livro é o memorial, onde estão registrados os atos dos homens. (Apoc. 20:12, Mal. 3:16).

Começa assim o julgamento que pode ser dividido em três fases: Pré-advento ou investigativo; milenial ou judicatívo e executivo.

Segundo a palavra profética de Dan. 8:14, 9:25 e Esd. 7:7 a primeira fase do julgamento começou em 1844.

O livro da vida passou então a ser examinado desde então. "Ao abrirem-se os livros de registro no juízo, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus.

Começando pelos que primeiro viveram na terra, nosso advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome é mencionado, cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes e rejeitam-se nomes.

Quando alguém tem pecados no livro de registros, para os quais não houve arrependimento, nem perdão, seu nome será omitido do livro da vida, e o relato de suas boas ações apagado do livro memorial de Deus" (C.S. 522).

Os que não tem o nome no livro da vida não participam deste julgamento porque já estão julgados, é o que declara o apóstolo João: " O que não crê já está julgado, proque não crê no nome do unigênito Filho de Deus". (João 3:18).

O universo precisa deste julgamento, para que fique estabelecida de uma vez por todas a justiça de Deus e também o Seu trato amoroso para com os homens. Isto é feito através de uma verificação pública nos livros onde se encontram os registros das obras de cada um.

No livro de Daniel 7:10 e Apoc. 5:11 é mencionada a presença de milhares de milhares e miríades de miríades de testemunhas, diante do trono de julgamento. Não poderá haver uma única dúvida quanto a salvação ou perdição de um só filho de Deus.

A Bíblia afirma que "Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más". (Ecles. 12:14)

A definição de quem permanece com o seu nome no livro da vida está em andamento hoje e deve terminar antes da 2º vinda de Jesus, ocasião em que todos os casos já estarão definidos.

Depois da 2ª vinda de Jesus, será iniciada a segunda fase do juízo, que ocorrerá no céu e que durará mil anos, por isto é chamado de juízo milenial. "Vi também tronos e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos" (Apoc. 20:4), o apóstolo Paulo em I Cor. 6:2 também afirma: "Não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?".

Esta fase do juízo envolve a revisão do julgamento dos maus, em benefício dos remidos, para que lhes seja concedido um vislumbre do trato de Deus com o pecado e com aqueles que não se salvarão. Será respondida assim, qualquer pergunta que os salvos possam ter a respeito da justiça e misericórdia de Deus.

A terceira e última fase do juízo é a fase executiva. Ocorrerá na terra. O fogo vai destruir os que rejeitaram o amor de Deus e se tornaram maus, tornando impossível sua vida na terra.

A Bíblia diz: "Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para o fogo, estando reservados para o dia do juízo e destruição dos homens ímpios" (II Ped. 3:7), ainda em Apoc. 20:14 e 15 lemos: "Então a morte, e o inferno foram lançados para dentro do fogo... e se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado dentro do lago de fogo".

Os impios sofrerão a morte eterna e os salvos por Jesus, que foram desprezados, perseguidos e maltratados po causa de sua fé, receberão a vida eterna. Jesus mesmo prometeu a recompensa: "Vinde benditos de meu Pai! possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" S. Mat 25:34. O juízo vai recolocar as coisas nos seus devidos lugares. A justiça de Deus ficará patente para todo o universo.

Todos os seres clamarão: "Justos e verdadeiros são os teus juízos, ó Rei das nações" Apc. 15:3; 16:7; 19:2). Os justos receberão a vida eterna como recompensa e os maus a morte eterna como castigo.

A Bíblia nos declara em Apoc. 14:7 que "é chegada a hora do juízo de Deus". Estamos vivendo no solene tempo de juízo.

Jesus um dia também foi julgado. Ele foi maltratado, insultado, injuriado, humilhado e teve um julgamento tendencioso, injusto, cruel e sem misericórdia, mas, permaneceu tranquilo porque sabia que estava nas mãos justas e amorosas do Pai.

Como juiz, certamente não cometerá as barbaridades que fizeram com Ele, porque Jesus é justo e fiel. Ele é aquele que sonda os corações, o íntimo de cada um e saberá usar a plena justiça e misericórdia, até mesmo em relação àqueles que serão condenados pelo tribunal divino.

Quando você pensa no juízo isto lhe assusta e amedronta ou lhe traz a certeza de estar nas mãos de um Justo Juiz, grande em misericórdia e rico em perdoar? Hoje é o dia de preparo para o juízo.

Agora é o tempo da salvação. Quando o seu caso for analisado no livro da vida, o seu nome vai permanecer ali? Se você estiver unido com Cristo, certamente seu nome jamais será apagado.

Você conhece o Juiz de toda a terra, tem confiança na sua intimidade com Ele e confiança no conhecimento de que o próprio Juiz é o seu Salvador? Há milhares de testemunhas diante do juiz. O que vai acontecer? Suas mãos estão suando, seu coração está acelerado?

Coloque agora sua mente para funcionar e verificar se deve alguma coisa, revise seu passado, faça um balanço desde sua infância, cheque se tudo está resolvido ou ficou alguma coisa para trás. O que poderia ser apresentado contra você, o que seria contado a seu favor? Tudo virá á tona.

Os pecados que você confessou foram lançados no fundo do mar. Foram esquecidos para sempre e não constam mais nos registros celestiais.

Aceite Jesus como seu Salvador e Senhor e Ele será também o Seu Rei.



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas