Nesta página você encontra dezenas de Sermões Biblicos de renomados pastores para você conhecer mais da palavra de Deus ou para usar em suas pregações em sua igreja.

CLIQUE para voltar a página inicial dos Sermões Online

177 Sermões Evangelisticos

O Dom de Profecia

Pr. Stina


Para Ouvir ligue ou aumente o som de seu computador

No princípio, antes que o pecado entrasse em nosso mundo, Deus falava face a face com Adão e Eva. (Gên. 1:26-31), dando-lhes sabedoria e comunicando Sua vontade.

Mas, após a entrada do pecado, essa comunicação direta não mais seria possível. Pois Adão e Eva teriam sido destruídos pela santa presença de Deus.

Entretanto, Deus continuou a Se comunicar de modo geral com a família humana. Dentre os meios utilizados estavam a Natureza, relacionamento pessoal, providências e Seu Espírito.

Uma comunicação mais direta e específica, porém se fazia necessária, especialmente para ampliar a compreensão da humanidade quanto ao caráter de Deus e o plano de salvação.

Por isso, Deus selecionou pessoas consagradas em cuja mente o Espírito Santo pudesse operar de modo especial para e transmitir a verdade a outros.

Antigo e Novo Testamentos ensinam que o dom profético foi concedido a homens e mulheres.

Dentre as mulheres destacam-se Míriam, Débora, Hulda, Ana, e as quatro filhas de Filipe. (Êxo. 15.20; Juízes 4:4; II Reis 22:14; Lucas 2:36; Atos 21:8 e 9)

Quando as Escrituras dizem: "Homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo" II Pedro 1:21, se referem aos homens e às mulheres, que usados por Deus transmitiram as mensagens.

Às vezes esses "Homens santos", ou profetas, como eram geralmente chamados, transmitiam as mensagens de Deus oralmente. Outras vezes as mensagens eram escritas, reforçando assim o seu impacto e propiciando-lhes circulação mais ampla.

Pela providência divina essas mensagens escritas foram preservadas, constituindo-se as Sagradas Escrituras, e através dos séculos tem sido utilizadas por Deus para falar ao coração humano e levá-lo a fazer Sua vontade.

Ao estudarem a Palavra, homens e mulheres têm reconhecido suas credenciais divinas e têm aceito seu testemunho. E o mesmo Espírito que inspirou os profetas bíblicos, ao escreverem, tem movido o coração dos leitores a fim de convencê-los do pecado e transformar sua vida.

Quanto à função das Escrituras, o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo, seu jovem amigo na fé: "Desde a infância sabes as Sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça." II Tim 3:15 e 16

Este texto deixa claro que a Bíblia contém todo o conhecimento e conselho que a pessoa necessita a fim de encontrar o caminho da salvação e nele andar. A Bíblia oferece uma revelação infalível da vontade de Deus.

Mas a necessidade de Deus Se comunicar com a família humana não acabou quando a Bíblia foi concluída. Em suas cartas às igrejas de Corínto e Éfeso o apóstolo Paulo mencionou os "Profetas" como um dos importantes dons do Espírito. Ele os colocou quase no início de sua lista, logo após os apóstolos. (I Coríntios 12:28; Efésios 4.11)

A idéia corrente de alguns cristãos, de que a obra dos profetas terminou nos tempos do Novo Testamento, não tem fundamento bíblico.

Ao aproximar-se o fim da história humana, e intensificar-se o grande conflito entre Cristo e Satanás, os ataques do inimigo contra o povo de Deus se tornarão mais severos (Apoc 12:17), e seus enganos mais persuasivos (Mat 24:24), e por essa razão os dons do Espírito, inclusive o dom profético, serão mais necessários.

A Bíblia deixa claro que o dom profético estará presente na verdadeira igreja de Deus, nos últimos dias.

João, o revelador, declara que os membros da igreja remanescente "guardam os mandamentos de Deus e sustentam o testemunho de Jesus" (Apoc. 12.17)

O "testemunho de Jesus" é definido em Apocalipse 19:10 como sendo o "Espírito de Profecia". Jesus testemunha à igreja por intermédio da profecia.

Hoje como no passado, toda comunicação de Deus é preciosa . A mensagem bíblica ainda é oportuna: "Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias." I Tess 5:19 e 20. "Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e prosperareis". II Crônicas 20:20

Que ao nos apegarmos dia a dia a Jesus, o nosso coração esteja preparado, para quando vierem os dias de conflito, nós saibamos discernir o verdadeiro dom profético que vem da parte de Deus.

O grande segredo é seguir a Jesus Cristo. E seguir a Jesus Cristo é estar em suas mãos. É confiar no Senhor, é louvar ao Senhor.



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas