Nesta página você encontra dezenas de Sermões Biblicos de renomados pastores para você conhecer mais da palavra de Deus ou para usar em suas pregações em sua igreja.

CLIQUE para voltar a página inicial dos Sermões Online

177 Sermões Evangelisticos

Como Entender a Bíblia

Pr. Stina


Para Ouvir ligue ou aumente o som de seu computador

Há alguns anos a nação brasileira ficou horrorizada com um incêndio de grandes proporções no Edifício Joelma, no centro de São Paulo. Parecia impossível apagar aquele incêndio. As escadas magirus dos bombeiros não alcançavam a todos os andares, e as pessoas, nos inúmeros escritórios e empresas, começaram a se desesperar.

A fumaça rapidamente asfixiava as vítimas, que tentavam respirar junto às janelas e acenar com tremendos gritos por socorro. Quando as chamas avançavam, os flagelados não escutavam as vozes que recomendavam calma, e desatinadamente começaram a saltar de grandes alturas para a morte.

Dramas de desespero e dor aconteciam dentro e fora do Joelma onde parentes e curiosos assistiam a uma das maiores tragédias. Com intensa dificuldade os que estavam nos últimos andares, chegaram ao heliporto onde o resgate ficava cada vez mais difícil pelo calor da laje e pelos ventos que direcionavam afoitamente as chamas para todos os lados. Muitos morreram exatamente no momento em que procuravam o escape.

Milhões hoje estão também à procura do escape para os seus dilemas, os seus problemas, e sua dor. Paradoxalmente nesta época de avanços científicos, e apesar do apoio que a psicologia e a psiquiatria procuram oferecer, aumentam os desajustes, os traumas, a solidão e o desespero. A resistência humana e a capacidade de superar as dificuldades, tudo é posto à prova.

Sem falar no desemprego e na onda de crises financeiras que intranquilizam o mundo todo. As pessoas estão à procura de uma verdade, um caminho que lhes dê sentido à vida e um pouco de paz para sobreviver. Os próprios governos em várias regiões da Terra, desejariam acalmar essa avalanche de inquietação social e impedir as explosões de insatisfação e violência, mas se sentem quase incapazes.

Parece que os problemas vão além do simples espaço físico para se instalarem dentro do próprio coração. As multidões estão com a mente e o coração carentes de uma luz maior, uma bússola que possa dar-lhes uma direção. Não sabem para onde estão indo, e que caminho estão seguindo.

Mas estão à procura de uma saída. Desvairados, correm atrás de panacéias como a bebida alcóolica e as drogas. Mascaram suas realidades nos 3 dias do carnaval, para outra vez se descobrirem insatisfeitos, desiludidos com os seus problemas não resolvidos e até agravados.

Já viram o adesivo colado no vidro dos automóveis que diz: "Não me sigam, que estou perdido" Isso dá uma idéia da insegurança das pessoas. Como disse o psicólogo Carl Jung: "O ser humano é um enigma para si mesmo."

Mas o nosso Pai Celestial não deseja que Seus filhos fiquem perdidos por aí, sem um roteiro seguro. Ele quer guardar você das dúvidas que assaltam a sua mente. Ele não quer que você caminhe na escuridão, passando por perigos na noite desse mundo.

Ele deixou um roteiro, um mapa para lhe indicar o caminho e dar sentido à sua vida. O rei e patriarca Davi assim escreveu no lindo e inspirado Salmo 119:105 - "Lâmpada para meus pés, é Tua Palavra e Luz para o meu caminho".

É essencial, entretanto, que as pessoas estudem com atenção para perceberem o verdadeiro sentido da Bíblia, comparando o texto que estão lendo, com outros textos, para não darem suas próprias interpretações aos Escritos Sagrados, como advertiu o Senhor em Mateus: 22:29 : "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus."

É fundamental pedir a assistência divina quando vamos abrir a Santa Bíblia. No Salmo 119:18 está escrito: "Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei." Essa é uma coisa que o Senhor aprecia muito fazer.

Em S. Lucas 24:45 diz: "Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." "Derramarei o Meu Espirito e vos farei saber as minhas palavras." Prov.1:23

Mencionamos há pouco a importância de comparar o que o Espírito Santo disse em um texto, com o que Ele declarou em outro texto sobre o mesmo assunto. Dessa forma um verso se torna a chave para desvendar o sentido de outro verso ou conjunto de versos.

Por exemplo: Em Lucas 21 encontramos pessoas perguntando a Jesus sobre o templo de Jerusalém e o fim do mundo. Mat 24 afirma que essas pessoas que perguntaram eram os apóstolos do Senhor.

E através de Marcos 13, no verso 3 descobrimos que os apóstolos que perguntaram foram Pedro, Tiago, João e André.

Comparar um texto com o outro é uma regra básica ao se estudar a Bíblia.

Uma das razões porque há tantas doutrinas discordantes em diferentes igrejas, é que essa regra geral não está sendo respeitada, e o diapasão de todo o Livro de Deus não está sendo ouvido.

Embora algumas profecias ou exortações fossem dadas a um grupo de pessoas em circunstâncias específicas, e com uma aplicação a um singular evento, podemos com certeza receber delas a edificação espiritual em todas as épocas. "Porque tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança." Rom.15:4

Um dos fatores importantes para a pessoa compreender as Escrituras é praticar os seus ensinos. Em João 7:17 encontramos: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se falo por mim mesmo."

Amigo, aquele que não deseja obedecer a verdade, nunca poderá entende-la. Quando andamos de acordo com a luz que recebemos de Deus, através de Sua Palavra, mais e mais seremos iluminados nesse conhecimento. Por que revelaria Deus mais belezas da Sua Palavra àqueles que não estão dispostos a segui-la?

Um ateu perguntou a uma humilde senhora cristã: A senhora leu a Bíblia hoje? Li, sim senhor? Pode me citar alguma lição que aprendeu? A senhora pensou um pouco e não conseguiu se lembrar de nada. Muito bem, disse o ateu, para que ler alguma coisa se você não aprende nada com ela? Ela pensou mais e disse: Eu gostaria que o senhor apalpasse essa roupa que lavei hoje cedo. Ainda esta molhada? Não, já está seca. Pois é, disse a lavadeira. Eu lavei com água, a água secou, mas a roupa ficou limpa. Eu também li a Palavra de Deus. Já não me lembro mais o que li, parece que evaporou, mas senti que a minha vida ficou mais limpa.

Devemos entender que as Santas Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, são a revelação de Jesus Cristo. A Sua santa face nos olha e nos lê, a partir dessas páginas sagradas. Ele é o nosso Redentor e Rei vindouro, capaz de salvar a todos os que se achegam por Ele ao Pai. (Hebreus 7:25) Entender isso é a maior de todas as alegrias.

Agora, meu filho, pegue a sua Bíblia e comece a ler com amor e devoção. E sentirá uma Presença Gloriosa acompanhando você e trazendo vida, saúde e as bênçãos da paz. Compreender a Bíblia é conhecer pessoalmente o seu Autor. E, com certeza, Ele iluminará não apenas a sua mente, mas também os seus caminhos.



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas