Clique para saber mais!!!


Voltar ao menu Sermão 55 Sermão 57


    Escute o Pr. Neumoel Stina abordar o tema,

    Deus, o Espírito Santo

      Música - Arautos do Rei "Outro Consolador" (Jader Santos)

      Duração: 11:59 minutos

    Para ouvir, é só clicar no icone acima, mas pra isso você precisa ter em seu computador o programa Real Player 5.0. Se você ainda não tem esse programa, faça hoje mesmo o download.

    Pr. Neumoel Stina
    A Voz da Profecia
    Caixa Postal, 1189 - CEP 20001-970 - Rio de Janeiro - RJ.
    Tel: (024)525-6000 / Fax: (024)525-6001 / Email: vp@sisac.org.br


Deus, o Espírito Santo

O assunto de hoje fala de Deus o Espírito Santo.

As lamparinas brilhavam fracamente no cenáculo enquanto os discíspulos conversavam com o Mestre. As perguntas que Lhe fizeram após o convívio de aproximadamente três anos e meio demostraram que eles ainda não haviam entendido completamente a razão de Sua missão na Terra. Eles continuavam esperando que Ele libertasse sua nação do domínio romano.

Jesus, ao procurar prepará-los para os alarmantes acontecimentos que pairavam sobre eles, podia entender sua confusão. Ele falou do dom que Ele e Seu Pai enviariam ao mundo - o Espírito Santo.

"Não se preocupem com o futuro", teria Ele dito com efeito. Vocês terão Minha presença na pessoa do Espírito Santo. Ele os guiará e os susterá através de cada experiência, por mais difícil e probante que seja.

Como um dos membros da Trindade, o Espírito Santo é uma pessoa, e totalmente divina. Ele participou ativamente com o Pai e o Filho na Criação, e a partir de então tem estado intimamente envolvido na concretização do plano da salvação.

No Evangelho de João, nos capítulos 14, 15 e 16, está registrada a descrição que Cristo fez da obra do Espíto Santo.

Ele é chamado o Espírito da verdade (14:17), O qual é enviado em nome de Jesus (verso26) para habitar com os discípulos (verso 17). "Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (14:26.)

Ele foi enviado para dar testemunho de Jesus (15:26). E pelo fato de não estar limitado pelo tempo ou espaço, ele pode representar a Cristo perante pessoas de todos os lugares e de todas as épocas.

Além de cooperar com o trabalho dos discípulos de Cristo, hablitando-os a cumprir sua comissão, o Espírito Santo estaria presente entre os inconversos, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (16.8).

É possível que a pessoa e a obra do Espírito Santo sejam as menos entendidas dos membros da Trindade. Isto é porque a natureza da Sua obra é representar Cristo e o Pai em vez de Si mesmo.

Através do ministério do Espírito Santo, homens de Deus escreveram as Escrituras, as quais testificam de Jesus. "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Espírito Santo" II Pedro 1:21

Ele encheu de poder a vida de Cristo. Através do Seu ministério as Escrituras vêm até nós cheias de vida, tornando Cristo real, amolecendo nosso coração para aceitar o Salvador, e nos capacitando a viver para Ele.

O Espírito Santo está envolvido em cada aspecto de nossa experiência cristã. Quando nos dirigimos a Deus é porque o Espírito trabalhou em nosso coração.

E quando o Espírito Santo trabalha no nosso coração Ele desperta em nós o desejo de conhecer a Deus, e viver segundo a Sua vontade.

Quando desejamos conhecer melhor a Deus através da Bíblia, e pedimos entendimento, o Espírito Santo nos guia aos textos que devemos estudar, ajuda-nos a obter compreensão clara através de nosso estudo e das impressões divinas quanto ao significado dos textos, e nos ajuda por em prática em nossa vida o que lemos. Ele então nos dá força para viver as verdades que aprendemos.

Quando sentimos tristeza por nossos pecados e nos arrependemos, é porque o Espírito Santo está operando em nosso ser.

Tudo o que compreendemos a respeito de Deus e de Jesus, o entendemos mais completamente porque o Espírito Santo, de modo humilde e anônimo, está fazendo o trabalho que foi comissionado a fazer em favor de cada pessoa.

O Espírito Santo também fortalece a igreja e os indivíduos através dos dons espirituais, alguns dos quais são notáveis em sua natureza, enquanto outros são menos extraordinários mas igualmente essenciais.

Muitos dos dons do Espírito são mencionados em Efésios 4:11, onde lemos: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas outros para evangelistas, e outros para pastores."

Mencionado tanto nos primeiros como nos últimos versos da Bíblia, o Espírito Santo tem estado em atividade na Criação, Encarnação, e Redenção.

Como representante pessoal de Jesus, Ele faz pelas pessoas o mesmo que Jesus faria se estivesse fisicamente presente.

"Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, Ele transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, e a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda.

A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celetiais. A bênçao vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus.

Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus." DTN, 173. É a atuação de Deus, Espírito Santo.

Que Ele possa tocar o nosso coração e que nossa vida possa ser transformada dia a dia. É o nosso grande anseio, Amém.


CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR ESTA PÁGINA



Clique para saber mais!!!

PÁGINA INICIAL
291014 - 2001/2014©JesusVoltara.com.br