Nesta página você encontra dezenas de Sermões Biblicos de renomados pastores para você conhecer mais da palavra de Deus ou para usar em suas pregações em sua igreja.

CLIQUE para voltar a página inicial dos Sermões Online

177 Sermões Evangelisticos

CHEIRO DE PIPOCA

PR. FERNANDO IGLESIAS



Que tipo de relação você poderia encontrar entre um código de lei e um carrinho de pipocas?Não! Não se trata de um programa falando sobre leis que pipocam nos tribunais.

Nem tampouco é alguma receita especial de pipocas que fazem as pessoas guardarem as leis. Nosso programa de hoje também não fala sobre um pipoqueiro que infringiu as leis do trânsito ou coisa que o valha.

Mas sem dúvida nenhuma fala sobre leis e sobre pipocas.


"A Lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma, o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos".Salmos 19:7 e 8


Sabe o que é isso? [mostra uma camiseta]

É lógico! Uma camiseta da Seleção Brasileira de Futebol.

Mas pra mim ela não é uma camiseta qualquer. Esta camiseta é do meu filho do meio, o Gabriel. Durante a Copa do Mundo de 2002, meu filho usava esta camiseta todos os dias, e não era só nos dias de jogo.

Você se lembra de como o Brasil ficou colorido de verde e amarelo durante a Copa?

A gente usava o verde e amarelo com orgulho! Tínhamos orgulho de ser brasileiros, nós Brasileiros amamos o futebol.

Mas você já parou pra pensar que para existir um esporte chamado futebol, que apaixona bilhões de pessoas no mundo, tem que haver regras, normas e leis?

No caso do futebol são 17 regras. Sem estas regras não pode haver uma partida de futebol, mas nem por brincadeira!

Alguns dizem que as leis servem apenas para serem desobedecidas, mas imagine você se não houvesse, por exemplo, leis trabalhistas, o que seria dos trabalhadores? Sem férias, sem décimo terceiro no fim de ano!

Para que a gente possa conviver uns com os outros os nossos direitos e deveres precisam ser bem definidos e respeitados!

E para isso são necessárias leis. E para ter leis é necessário um Código Civil, que é um conjunto de leis de uma sociedade. Sem as leis do Código Civil eu poderia pegar o seu carro, sua TV, tudo o que eu quisesse. Só que os outros poderiam também pegar o que é meu, e nunca haveria punição.

Vamos falar um pouco de Código Civil Brasileiro:

O Novo Código Civil Brasileiro entrou em vigor depois de 26 anos de muita discussão no Senado e na Câmara dos Deputados. O Novo Código Civil veio substituir a um outro Código que já vigorava por 86 anos, isso mesmo desde 1916, e você sabe qual é o primeiro artigo do Novo Código Civil?

"Toda pessoa é capaz de direito e deveres na ordem civil". Viu só? Toda pessoa. Imagine só você chegando em casa pro almoço, e a sua secretária do lar resolveu que naquele dia, por estar muito atarefada, iria fazer a limpeza e só iria começar a fazer o almoço á partir das 3 horas, só que você sai para o almoço ao meio dia, e o seu horário de almoço é até ás 2 horas, sendo que neste horário 2 horas você já tem que estar no seu trabalho. Que transtorno! Você percebeu?

Mas o nosso primeiro verso falava sobre a lei de Deus.

O que dizer sobre ela? Será que ela é menos importante que as leis do futebol, ou do código civil, ou as leis de trânsito?

Será que você pode desobedecer á Lei de Deus sem sofrer conseqüências?

Seria a Lei de Deus apenas um capricho da parte de Deus, querendo limitar a sua liberdade? Um freio para te dizer quem é que manda de verdade no Universo? Estaria ela fora do contexto social atual?

Estaria a Lei de Deus precisando ser reformada igual foi o Código Civil Brasileiro?

Embora algumas pessoas pensem que Jesus veio mudar ou revogar a lei, veja o que Ele mesmo diz em Mateus 5:17 e 18. "Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim revogar, vim cumprir.

Porque em verdade vos digo: que até que o céu e a terra passem, nem um í ou um til jamais passará da lei até que tudo se cumpra". Revogar quer dizer anular, Cristo está dizendo que Ele não veio para anular a lei, Ele veio também para obedecer.

Mas eu quero agora fazer uma pergunta: Você sabia que na Bíblia existe uma parte que não foi inspirada por Deus? É exatamente isso que você ouviu!

Quer saber que parte é esta?

É a própria Lei de Deus!

Sim, ela não precisou ser inspirada por Deus porque foi Ele mesmo quem a escreveu.

Êxodo 31:18. "E tendo Deus acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo próprio dedo de Deus".

Três vezes, apenas três vezes a Bíblia relata o Senhor escrevendo.

A primeira vez neste texto, que fala de Deus escrevendo em tabuas de pedra. E Deus escreveu em Pedra porque era para sua lei durar para sempre!

A segunda vez foi logo depois de Moisés que havia acabado de receber a Lei de Deus, ter quebrado as duas tábuas da Lei.

A terceira vez que a Bíblia menciona o Senhor escrevendo está em João 8:8. "E inclinando-se, continuou a escrever no chão". O que Jesus escreveu no chão? Foram os pecados daqueles homens que queriam apedrejar uma mulher pecadora. Gosto de pensar que o mesmo Senhor que escreveu a sua Lei em tabuas de pedra, escreve meus pecados na areia.

Agora quero convidar você a ler comigo a Lei de Deus. Ela está registrada na íntegra em Êxodo 20: 1-17.


Primeiro: "Não terás outros deuses diante de mim".

Segundo: "Não farás para ti imagem de escultura".

Terceiro: "Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão".

Quarto: "Lembra-te do dia de Sábado para o Santificar".

Quinto: "Honra Teu Pai e Tua Mãe".

Sexto: "Não Matarás".

Sétimo: "Não Adulterarás".

Oitavo: "Não Furtarás".

Nono: "Não Dirás Falso Testemunho Contra o Teu

Próximo".

Décimo: "Não Cobiçarás".


Embora existam na Lei de Deus, oito Mandamentos começando com "não", ela não é proibição, mas sim proteção.

Quer ver?

Quando Ele diz "Não Matarás", Ele está protegendo a sua vida. Quando diz "Não Adulterarás", está protegendo o seu lar.

"Não Furtarás", está protegendo o seu patrimônio, os seus bens. E assim cada mandamento serve para proteger você de todas as maneiras possíveis.

O texto que lemos no início diz que a lei de Deus é perfeita, assim como Deus é perfeito, a lei de Deus é eterna assim como Deus é eterno e será para sempre. Vejamos o que a Bíblia nos diz em Salmos 119:44. "Assim observarei de contínuo a sua lei, para sempre e eternamente".

A Lei de Deus não necessita de reforma, ou de atualização ela é perfeita, ela é útil para nos mostrar qual é a vontade de Deus.

Em Romanos 7:12 lemos: "E assim a lei do Senhor é santa, e o mandamento santo, justo e bom", vemos aqui Paulo dando à lei de Deus as mesmas qualidades do próprio Deus. A Lei de Deus é Perfeita, Eterna, Santa, Justa e Boa.


A Lei de Deus é a expressão do caráter de Deus, é como se fosse a impressão digital de Deus, com as mesmas características de Deus.

Eles abrangem todas as áreas do relacionamento, começando com o seu relacionamento com o próprio Deus e passando então para o relacionamento com seus familiares ou mesmo com seus amigos, e se estendendo aos estranhos ou desconhecidos, estabelecendo quais são os seus direitos e quais são os seus deveres para com os outros.

Você sabe qual mandamento Adão e Eva transgrediram, no dia em que comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal?

A resposta é simples: Todos os mandamentos, do primeiro ao décimo.

O primeiro mandamento diz para não termos outros deuses diante de Deus. Ao comerem do fruto Deus não foi para eles o único Deus, pois tudo aquilo que rouba a nossa atenção desviando-nos de Deus ou ocupa o lugar de Deus, passa a ser um ídolo, roubando o lugar de Deus, então Adão e Eva transgrediram o primeiro mandamento.

O segundo mandamento diz para não fazer imagens e muito menos adorar, prestar culto ou reverência, bem eles obedeceram a Satanás, então serviram a Satanás, transgrediram o segundo mandamento também.

O terceiro diz para ter respeito pelo nome de Deus, e eles colocaram a Deus numa situação que dava a entender que Deus não estava dizendo a verdade, omitindo ou escondendo alguma informação, então transgrediram também o terceiro mandamento.

O quarto mandamento fala de um tempo sagrado para adorar a Deus um tempo específico para a nosso encontro com Deus, e eles Adão e Eva gastaram tempo para falar com Satanás.

O quinto pede obediência aos nossos pais, quem era o Pai de Adão e Eva? Sim era Deus e eles o desonraram.

O sexto diz para não matar, e ao comerem do fruto causaram a morte não apenas deles, mas de toda a raça humana.

O sétimo fala do adultério, mas os dois traíram a Deus.

O oitavo fala para não furtar, eles pegaram algo que não lhes pertencia.

O nono fala para não dizer falso testemunho, e Deus foi chamado indiretamente de mentiroso.

O décimo fala para não cobiçar, e eles que já eram semelhantes a Deus, quiseram ser também Deus.

Por isso fica fácil entender o que a Palavra de Deus nos diz em Tiago 2:10. "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos".

Os mandamentos estão ligados um ao outro, como se fossem pedras de dominó e ao tropeçarmos num mandamento acabamos esbarrando em outro.

Você já percebeu que Jesus jamais falou contra a lei?

Veja João 15:10.

"Se guardardes os meus Mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor".

Você viu que Jesus chama a lei de "meus Mandamentos?".

Algumas pessoas confundem a função da lei:

- Uns pensam que se guardarem a lei poderão contar pontos para sua Salvação - Estão errados, pois a própria Bíblia diz em Romanos 3:20 - "visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado".

- Outros pensam que por não contar pontos para a salvação, não precisamos guardar a lei - mas também estão errados, pois Jesus diz na mesma Bíblia:

"Se me amardes guardareis os meus mandamentos". João 14:15

E Jesus ainda continua dizendo no verso 21 de João 14. "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele". João 14:21

Então, como resolver este impasse?

Bem, realmente guardar a lei não salva ninguém. Mas nós não guardamos a lei para, ou com o objetivo de sermos salvos. Simplesmente a guardamos depois que conhecemos a Jesus e o amamos. Ela é um resultado.

Veja só: Tenho certeza que você já foi a um casamento. Todos estão felizes, a noiva e o noivo estão emocionados.

No meio do sermão a noiva e o noivo choram.

Você acha que ela está chorando porque está se lembrando das muitas camisas que terá que passar durante sua vida?

Ou será que ele está chorando porque acaba de se lembrar que vai ter que lavar muita louça dali em diante?

É lógico que não! Eles choram de alegria!

E mesmo sabendo que terão deveres em casa, farão tudo com prazer enquanto se amarem!

Eles formavam um casal apaixonado e faziam planos para o casamento.

Naquela noite estavam se despedindo enquanto o pai vigiava. De repente se aproximou um pipoqueiro, o cheiro da pipoca invadiu todo o quarteirão! Era tentador! Como um bom cavalheiro, meu amigo Vado queria comprar pipocas para ela, mas o dinheiro que tinha no bolso só daria para pegar o ônibus.

Sua casa ficava bem longe e pra piorar a situação tinha muita subida, ele sabia o que representaria comprar um, apenas um saquinho de pipoca.

Pode parecer algo muito simples, mas um sentimento sincero falou mais forte, e este sentimento era o amor, foi o amor que o levou a voltar a pé para casa naquele dia.

Não basta dizer que se ama e necessário provar que se ama. A obediência à Lei de Deus é a única maneira de provarmos que amamos a Deus, a Lei é tal qual um espelho que olhamos para ver como estamos nos preparando para encontrarmos com o nosso Deus.

Eu quero orar com você agora, quem sabe você olha para lei e se sente incapaz de seguí-la, mas o Senhor pode dar a você poder pra seguir a lei, e aí você não terá que confiar, apenas nas suas próprias forças, vamos orar?

Oração

Querido Deus, quando olhamos para o Senhor e para o seu caráter, vemos quão longe estamos da imagem e semelhança que fomos criados. Mas nós sabemos também Senhor, que o Senhor é Deus poderoso, que o Senhor pode todas as coisas, por isso pedimos transforme a nossa vida. E assim quando olharmos para o espelho da Lei, quando olharmos para o que devemos ser, que o Senhor possa nos fazer diferentes do que somos e mais parecidos com o que o Senhor é, em nome de Jesus. Amém.



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas