Tentar imaginar o que será habitar na Nova Jerusalém é um verdadefro desafio à imaginação. Mas essa cidade é real. Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu um lugar para cada crente fiel quando disse: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também" ( São João 14:1-3 ). São Paulo, que teve várias visões ( II Coríntios 12:1-5 ), também diz: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam" ( I Coríntios 2:9 ). Só o fato de pensar que "nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica a abominação e mentira" ( Apocalipse 21:27 ) já fala de um ambiente pelo qual ansiamos, embora nos pareça incomum.
Os que adoram a e a sua e recebem a sua na sobre a .
Nestes versículos são enumerados aqueles que não renunciaram ao pecado em suas diversas formas.
São João viu que na Santa cidade estava a árvore da vida ( Apocalipse 22:1,2 ). Também lhe foi mostrado que o Senhor fará dessa cidade a Sua morada ( Apocalipse 22:3 ) e que "lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" ( Apocalipse 21:4 ). Outras emocionantes descrições das condições da vida eterna planejadas por nosso bom Deus encontramos em II São Pedro 3:13; Isaías 65:17, 21, 22, 25; 35:1, 5, 6; 11:6; 33:24; 60:18 ).
Apocalipse 22:14 "... aqueles que as suas vestiduras..." Apocalipse 7:14 "... e as no do ." Apocalipse 15:2 "... os vencedores da , da sua e do do seu ..." Apocalipse 2:7 "... Ao ..." Apocalipse 2:10 "... Sê até a ..."
"... Nascer da e do ..." "Quem crer e for ..." Nota: Nascer do Espírito se refere à conversão operada por Cristo por meio do Espírito Santo quando nos entregamos a Ele; a mudança de vida, assim como é descrita em Colossenses 3 , Efésios 4:22-32; 5:1-20 e tantas outras boas passagens das Santas Escrituras. Mas sobretudo, a transformação operada por Cristo, que nos dá forças ( Filipenses 4:13 ) para viver a ética cristã expressa nos dez mandamentos ( Apocalipse 14:12 ). Nascer da água se refere ao santo batismo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo foi batizado por São João Batista no rio Jordão. Foi estabelecido por nosso Senhor ( São Mateus 28:18-19 ) e só tem validade quando é administrado como a Santa Bíblia ordena ( Efésios 4:5 ).
a. São Marcos 16:16 Aquele que irá ser batizado deve b. São Mateus 28:19 Para ser batizado deve ser feito . (Ou seja, deve ser doutrinado.) c. Atos 2:37, 38. Deve haver e depois o batismo. Nota: Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou o exemplo. Ele foi até João e pediu para Si mesmo o batismo ( São Mateus 3:13-17 ). O costume de que os padrinhos assumem a responsabilidade em lugar da criança que não sabe o que está acontecendo, não é bíblico e carece de valor (veja Romanos 14:12; Ezequiel 18:20 ). Deus não tem problemas com o nenê que ainda não fez nada de mau ( São Mateus 19:14 ) mas sim com os que fazem mau uso do livre-arbítrio ( São Lucas 6:46 ).
"Fomos, pois, com Ele na morte pelo ..." Nota: Um comentário ao pé da página da Bíblia de Jerusalém (Bíblia oficial da Igreja Católica), diz que o sentido etimológico da palavra batizar é submergir. Por isso é que a Santa Bíblia diz que "João estava também batizando em Enom perto de Salim, porque havia ali muitas águas" ( São João 3:23 ). Talvez você esteja perguntando: Por que é tão importante que seja por imersão? Há pelo menos duas razões importantes:
"Fomos, pois, com Ele na morte pelo ; para que, como Cristo foi dentre os pela glória do Pai, assim também andemos em novidade de ..."
É significativo o princípio enunciado por São Pedro quando escreveu na Santa Bíblia: "... pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos" ( I São Pedro 2:21 ). O mesmo princípio São Paulo proclamou em I Coríntios 11:1 . E não podia ser diferente, pois Jesus disse: "Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também." ( São João 13:15 ).
a. "Por esse tempo, -se da Galiléia para o Jordão, a fim de que João O batizasse." b. O lugar do batismo foi c. " Jesus, saiu logo da ..." Nota: Depois que foi batizado (submergido), saiu logo da água. Quer dizer que, no momento de ser batizado, estava dentro d'água. Este batismo que Jesus pediu (uma pessoa consciente) e que foi praticado por imersão, é o modelo regente que tem o selo da Santíssima Trindade. Deus o Pai o aprovou ao dizer: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo" ( São João 3:17 ). Deus o Filho o aprovou, pois disse a São João que o fazia como exemplo, cumprindo toda justiça. Deus o Espírito Santo o aprovou ao descer como pomba sobre Jesus que saía das águas ( São João 3:16 ). Há outros casos citados na Santa Bíblia que demonstram que na época dos apóstolos, os cristãos batizavam como Jesus ordenou. Por exemplo, o caso do eunuco etíope ( Atos 8:26-40 ).
"Quem e for será salvo ..." Nota: O batismo de crentes é o que vale. Quando os ouvintes de São Pedro perguntaram que deviam fazer, Pedro lhes disse: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados" ( Atos 2:38 ). Esse batismo une o crente com a igreja que se prepara para entrar na cidade de Deus ( Atos 2:41 ), e como parte do remanescente fiel vive as normas de conduta cristã ( Atos 2:42; Romanos 6:17, 18, 22 ). No estudo 17 vimos que as profecias bíblicas nos permitem identificar qual é a igreja verdadeira.
"E agora por que te ? , recebe o e lava os teus invocando o nome dEle."
|